Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Companhia de Sapadores de Gaia passa a Batalhão
Notícias e Destaques 25 Jul 2022 Companhia de Sapadores de Gaia passa a Batalhão Cerimónia foi presidida pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro
 
O dia 22 de julho marcou o início de uma nova fase da vida da Companhia de Bombeiros Sapadores de Vila Nova de Gaia. Numa cerimónia presidida pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, a Companhia de Bombeiros Sapadores passou a Batalhão de Sapadores Bombeiros. Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, este momento foi "primordial para prestigiarmos a nossa história e garantirmos um corpo de proteção e socorro ao nível do que melhor existe por essa Europa fora”, sendo, ao mesmo tempo, um reflexo de 183 anos de história. 

Tendo em consideração as características do concelho, o elevado número de habitantes e a diversidade e multiplicidade dos riscos existentes, bem como os novos desafios que a sociedade contemporânea traz, a resposta das instituições deve passar por incrementar as ações e medidas para avaliar e gerir o risco, tendo sido entendimento do executivo municipal que é de toda a pertinência a mudança de denominação e estatuto da corporação. De referir que, atualmente, esta estrutura tem 160 elementos (havendo previsão de aumento para 200, ainda no decorrer do atual mandato autárquico). Esta mudança potenciará o crescimento operacional, em número de efetivos e de equipamento, cada vez mais especializado, que permitirá responder com maior eficácia aos permanentes desafios que se colocam na segurança das populações, dos animais e da proteção dos bens e do ambiente. 

Foi com emoção na voz que José Viana, comandante interino dos Bombeiros Sapadores de Vila Nova de Gaia, se dirigiu ao público presente. "O dia 22 de julho de 2022 será um marco inesquecível na história dos Bombeiros Sapadores de Vila Nova de Gaia, e quero garantir, na qualidade de Comandante e de todos os operacionais que integram até à data a Companhia de Bombeiros Sapadores, que daqui a breve momentos o futuro Batalhão de Sapadores Bombeiros Vila Nova de Gaia irá cumprir, na íntegra, com todas as missões de prevenção, proteção e Socorro e de proteção civil que nos estão atribuídas e honrar o passado de quase cerca dois séculos de existência, mais concretamente 183 anos”.

O investimento e a aposta na melhoria das condições de trabalho desta equipa remonta a 2013, quando o atual executivo municipal tomou posse. "Alocamos recursos municipais significativos à reparação das viaturas, por etapas e de acordo com as disponibilidades financeiras; adquirimos uma nova VUCI e uma nova VFCI, num investimento de mais de 500 mil euros, e uma nova viatura de transporte de emergência; avançamos com uma nova obra para localização da Polícia Municipal, a nossa próxima prioridade, libertando o espaço para os Sapadores; avançamos com a nossa comparticipação e empenho para a candidatura da AMP para novos fardamentos e material de proteção pessoal; avançamos para um projeto de requalificação do quartel; avançamos com a uma nova recruta e implementamos uma central de comando e operações de última geração. Concretizamos recentemente a aquisição de uma nova autoescada ou plataforma elevatória para socorro, reforçando a capacidade operacional na emergência e no socorro”, explicou Eduardo Vítor Rodrigues.

Por fim, José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna, reforçou o profissionalismo e o peso da história desta instituição. "É este percurso de grande profissionalismo que faz com que esta Companhia tenha granjeado o respeito e a confiança da comunidade. E depois de 183 anos de serviço, esta subida à categoria de Batalhão é mais um sinal de um compromisso de longo prazo com esta comunidade (…) Os homens e mulheres deste batalhão transportam consigo o legado dos seus antepassados e representam, também, o futuro. São uma nova geração, preparada para os desafios dos novos tempos, para esses riscos cada vez mais exigentes. Uma geração preparada que conta também com mais equipamento, mais apoio técnico – nomeadamente através de um gabinete técnico de segurança contra incêndios em edifícios – o que permite uma maior especialização e uma maior eficácia da resposta”, referiu. 

Em termos históricos, importa referir que a unidade que hoje integra os Bombeiros Sapadores de Gaia tem a sua origem na Companhia de Incêndios, criada a 4 de maio de 1839 por carta de lei da Rainha D. Maria II. A 7 de setembro do mesmo ano, é confirmada a nomeação do primeiro Comandante, Capitão Francisco de Sousa, e a 5 de outubro foram inauguradas as primeiras instalações.