Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Coleções de imprensa do Global Media Group estão agora em Gaia
Notícias e Destaques 08 Jul 2022 Coleções de imprensa do Global Media Group estão agora em Gaia “Maior acervo de imprensa em Portugal”, com 8.560 volumes
 
As coleções de jornais como o Diário de Notícias, o Diário Popular ou o Jornal de Notícias, entre muitas outras publicações, estão a partir de agora no Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner. O auto de receção das coleções de imprensa do espólio do Global Media Group, num total de cerca de 8.500 volumes, foi assinado, a 8 de julho, entre a empresa e a Câmara Municipal.

Para Domingos de Andrade, administrador do Global Media Group, este "ato simbólico” marcou a entrega "do maior acervo de imprensa em Portugal, reunindo coleções integrais de inúmeros títulos de jornais e revistas”. "Marcas vivas que atravessaram três séculos, guerras, revoluções, festejos e tragédias, mudanças de regimes, e muitas centenas de governos. É a nossa história recente, contada em milhões de fotografias e páginas de jornais e revistas”, acrescentou. 

O responsável esclareceu que no Jornal Notícias e no grupo Global Media irão manter-se arquivos físico e digital, para consulta ou investigação, adiantando que também no arquivo de Gaia será instalado um terminal informático de consulta pública. "Ao transferirmos para o Arquivo Sophia de Melo Breyner as coleções integrais de tantos títulos, somando toneladas de papel impresso, estamos a disponibilizar ao público a major hemeroteca do país fora de Lisboa”, concluiu Domingos de Andrade. 

Entre julho e outubro de 2021, procedeu-se no Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner à receção de um total de 8.560 volumes documentais, constantes da tabela abaixo. Esta documentação enquadra-se no âmbito do acordo de parceria estabelecido entre o Município de Vila Nova de Gaia e a empresa Global Notícias, Media Group, SGPS, S.A., datado de 10 de fevereiro de 2020, previamente aprovado na reunião do executivo de 16 de dezembro de 2019.