Notícias e Destaques 29 Mai 2021 CLS Vila d’Este com “excelente trabalho” Secretário de Estado visitou Contrato Local de Segurança
O secretário de Estado adjunto da Administração Interna, Antero Luís, visitou na manhã de 29 de maio as instalações do Contrato Local de Segurança (CLS) da urbanização de Vila d’Este. O governante ficou a conhecer as atividades aqui desenvolvidas pela comunidade, que com orgulho apresentou o seu trabalho e as mudanças que se têm concretizado graças a este projeto e ao envolvimento de todos.

Durante a visita, e depois de percorrer as instalações do CLS Vila d’Este/Streets Soul e a ficar a par da atividade desenvolvida, não só através dos testemunhos, mas também de um vídeo, Antero Luís assistiu a uma operação stop realizada com a ajuda de mini agentes da PSP.

No final, o governante congratulou a comunidade e as autoridades pelo "excelente trabalho” desenvolvido, garantiu que poderão "continuar a contar com o Ministério da Administração Interna” e assegurou que "a aposta nos CLS é para manter. Continuaremos a contar convosco e a apoiar-vos”, concluiu.

Os contratos locais de segurança são instrumentos privilegiados para colocar em prática a cooperação institucional à escala local entre a Administração Central, autarquias e parceiros locais em integração com a comunidade com vista à redução de vulnerabilidades sociais, à prevenção da delinquência juvenil, à eliminação de fatores criminógenos que contribuem para taxas de criminalidade identificadas nas áreas de intervenção. Visam encontrar respostas participadas e localizadas para fazer face às necessidades e problemáticas específicas destes territórios em matéria de criminalidade e de comportamentos antissociais.

Em Gaia, o primeiro contrato local de segurança foi assinado em dezembro de 2017, tendo o último sido renovado de outubro de 2020 até 30 de setembro de 2021. Trata-se de uma parceria entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, o Ministério da Administração Interna e a Street’s Soul e visa uma intervenção social de aproximação das comunidades e apoio comunitário como forma de diminuição de fatores criminógenos. Intervém numa área em que coabitam várias etnias, riquíssima em diversidade cultural, étnica e religiosa, mas que deve ser continuamente trabalhada para não surgirem conflitos.