Notícias e Destaques
19 Mai 2026
Ciclo “Saúde” promove formação sobre readaptação ao treino
Ação promovida pelo Município de Gaia reuniu técnicos, treinadores e dirigentes para refletir sobre o regresso seguro à prática desportiva
A Escola Secundária Gaia Nascente recebeu, no passado dia 16 de maio, a segunda ação do Ciclo de Formação "Saúde”, subordinada ao tema "Readaptação ao Treino – estratégias para o regresso seguro à prática desportiva”.
A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, em parceria com a SportsConcept e com o apoio da Escola Secundária Gaia Nascente, contou com uma adesão expressiva de treinadores, dirigentes, técnicos e estudantes da área do desporto do concelho.
A sessão, orientada por Eduardo Oliveira, centrou-se nas principais etapas e cuidados a considerar no processo de regresso à prática desportiva após períodos de paragem, lesão ou elevada carga competitiva. Ao longo da manhã, foram apresentadas estratégias de avaliação, planeamento e monitorização, com o objetivo de reduzir o risco de lesão e promover o desempenho dos praticantes.
A forte participação evidenciou a relevância do tema junto da comunidade desportiva local, em linha com o compromisso municipal de promover a qualificação dos agentes desportivos locais, de estudantes da área do desporto e a segurança na prática desportiva.
Integrado na estratégia municipal de valorização da prática desportiva, o Ciclo de Formação "Saúde” continua a apostar na capacitação dos agentes locais, articulando conhecimento científico com aplicação prática e proximidade ao terreno.
O ciclo prossegue no próximo dia 23 de maio, com a ação "Saúde Mental nas Práticas Desportivas: estratégias de prevenção e promoção de climas positivos”, dinamizada por Pedro Teques, na Escola Secundária Gaia Nascente, entre as 09h00 e as 14h00.
As inscrições encontram-se abertas aqui.
As inscrições encontram-se abertas aqui.