Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias e Destaques 23 Abr 2021 Centro dedicado ao Alzheimer já em construção Iniciativa da Liga dos Amigos do Centro de Saúde Soares dos Reis
 
Um "dia histórico”. Foi assim que Miguel Miranda, presidente da Liga dos Amigos do Centro de Saúde Soares dos Reis (LACSSR), se referiu ao lançamento simbólico da primeira pedra para a construção, há muito desejada, do Centro de Dia Especializado em Doentes de Alzheimer. A cerimónia aconteceu a 22 de abril e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

A obra para a edificação do ACER – Apoio Domiciliário, Centro de dia, Estimulação Cognitiva e Respostas Integradas está já a dar os primeiros passos, num terreno situado nas traseiras da sede da instituição. O projeto está dividido em três fases, estando a decorrer desde meados de março a primeira delas.

Miguel Miranda referiu-se também a esta data como o "dia em que esta instituição dá um salto qualitativo na sua atividade”, tendo lembrado que aquela que foi "a primeira liga de amigos de um centro de saúde do país” está a prestar, atualmente, apoio alimentar diário a 120 pessoas, além de ajudas técnicas, apoio domiciliário, entre outras atividades.

Finalmente, o responsável agradeceu o empenho da Câmara Municipal na concretização deste centro, particularmente ao presidente da autarquia, "que sempre acarinhou o projeto”.
Eduardo Vítor Rodrigues assegurou que a obra do ACER terá o apoio da Câmara Municipal mesmo que a candidatura submetida ao PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais pela instituição não seja aprovada. O autarca destacou que foram apresentadas a este programa, em Gaia, perto de vinte projetos, num total superior a 20 milhões de euros. "Estamos aqui a iniciar um processo que vai ter continuidade até estar concluído, e vai ter o envolvimento do município seja com PARES, seja sem PARES”, garantiu, recordando que "desde o início temos dito que este projeto merece todo o nosso empenho”, porque é "extraordinário e pode vir a ser emblemático”.

No âmbito do Fundo de Emergência criado pela Câmara Municipal para apoio às IPSS no contexto da pandemia de covid-19, foi também nesta data atribuído à Liga uma verba de cerca de 12 mil euros. Um "esforço significativo”, destacou Eduardo Vítor Rodrigues, já que há mais de 100 IPSS em Vila Nova de Gaia. 

Recorde-se que em 2019 a Câmara de Gaia assinou um acordo de colaboração com a Liga dos Amigos do Centro de Saúde Soares dos Reis para a construção deste centro dedicado ao Alzheimer, tendo assegurado um apoio de 246 mil euros.