Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Centro de Inclusão Social é aposta para uma cidade inclusiva
Notícias e Destaques 03 Dez 2021 Centro de Inclusão Social é aposta para uma cidade inclusiva Espaço está em funcionamento e resulta de um investimento municipal de 870 mil euros
 
Criar as condições para a inserção socioprofissional de pessoas com incapacidades físicas e mentais. Foi com esse objetivo que nasceu o Centro de Inclusão Social, resultado de um investimento municipal na ordem dos 870 mil euros. A Câmara Municipal de Gaia interveio no edifício da antiga escola do Magarão, localizado na rua Dr. Adelino Gomes, em Avintes, reabilitando-o, ampliando-o e adaptando-o às necessidades deste equipamento, com a criação de novas acessibilidades para pessoas com mobilidade condicionada. Embora tenha entrado em funcionamento a 3 de setembro, a inauguração oficial decorreu a 3 de dezembro (dia em que se assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência), com a presença de Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. 

O Centro de Inclusão Social tem como principal missão a criação de valor social, ao oferecer um conjunto de respostas sociais e profissionais destinadas a adultos com deficiência ligeira (intelectual e/ou física) e incapacidade, com idade igual ou superior a 18 anos e até aos 66 anos, residentes em Vila Nova de Gaia.

Conta já com 33 utentes a frequentar os projetos LabIN e Companhia. O Projeto LabIN destina-se a adultos com deficiência ligeira. Tem a finalidade de estabelecer pontes para o emprego através da capacitação de tarefas manufaturadas na área da cartonagem e do design de produtos assentes nos princípios da economia circular e do desenvolvimento sustentável. Pretende-se a capacitação, integração no mercado de trabalho e a criação do autoemprego, por via do apoio ao desenvolvimento da sua autonomia pessoal e da sua capacitação para o desenvolvimento de tarefas adaptadas às suas capacidades e potencialidades. Este projeto é desenvolvido em parceria com a Escola Oficina.

O Projeto Companhia destina-se a adultos com deficiência predominantemente intelectual e visa promover a aquisição de competências em diferentes áreas do teatro; fomentar a capacitação técnica e artística através do modelo de funcionamento de uma "companhia”; promover o acesso desta população à cultura e a oportunidades de trabalho, produção e criação nas áreas do espetáculo; sensibilizar, consciencializar e dar a conhecer o seu trabalho e potencial. Este projeto é desenvolvido em parceria com o Teatro do Bolhão. 

O Centro de Inclusão Social é, para Vila Nova de Gaia, uma iniciativa inovadora, dedicada à luta pela dignidade do ser humano e à promoção de uma cidade inclusiva, socialmente mais justa e mais acessível para todos, sendo a capacitação e a inserção no mercado de trabalho das pessoas com deficiência ou incapacidade uma prioridade. 



No futuro pretende-se envolver o tecido empresarial do concelho na inserção profissional do público-alvo; promover em parceria com o IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) cursos de formação profissional na área da pastelaria e criar um serviço de apoio à vida independente, em parceria com os Agrupamentos de escolas e as IPSS da área da deficiência.

O Município de Gaia preocupa-se com a igualdade de oportunidades, com o acesso ao mercado de trabalho e com a proteção e inclusão social da sua população com deficiência ou incapacidade, contribuindo para o seu bem-estar e para a qualidade de vida das suas famílias. O Centro de Inclusão Social é reflexo desta aposta.