Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Casa-Ateliê Soares dos Reis será o novo polo cultural da cidade
Notícias e Destaques 17 Nov 2021 Casa-Ateliê Soares dos Reis será o novo polo cultural da cidade Reabilitação corresponde a um investimento de cerca de 352 mil euros
 
A 17 de novembro decorreu o arranque simbólico da reabilitação da Casa-Ateliê Soares dos Reis, na Rua Luís de Camões. O início formal da empreitada, que resulta de um investimento na ordem dos 352 mil euros, será em dezembro. Tratando-se este de um edifício de referência do século XIX, a sua reabilitação afigura-se como essencial para recuperar o seu atual estado de degradação.

Resultante de uma parceria entre a Câmara Municipal de Gaia e a Universidade do Porto, a intervenção no edifício principal será o menos intrusiva possível, de forma a conservar e repor os elementos ainda existentes da construção primitiva, adaptando-o apenas às necessidades atuais.

Esta nova etapa, assinalada com a apresentação das obras, é, segundo o representante da Universidade do Porto e da Faculdade de Belas Artes, José Paiva, um "tempo novo, de valorização deste património cultural”.

Com as obras, o edifício tornar-se-á num espaço aberto ao público, evitando que caia no esquecimento da população, com o principal objetivo de dar a conhecer a vida e obra do escultor, contribuindo, assim, para a valorização e diversificação cultural do Município.

Em termos práticos, todas as fachadas do edifício serão recuperadas, de forma a ser reposta a dignidade, visto ser um espaço de elevado valor simbólico, cultural e patrimonial.

Além disso, será ainda adicionada uma nova função ao edifício, relacionada com a atividade e vida do escultor. Para o presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, este é um projeto feito "de mão dada com a inteligência e o coração”.