Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Carvalhos já pode usufruir do seu novo Espaço Cívico
Notícias e Destaques 27 Nov 2021 Carvalhos já pode usufruir do seu novo Espaço Cívico Requalificação resultou de um investimento municipal de dois milhões de euros
 
O dia 27 de novembro marcou o início de uma nova era para a população de Pedroso. Na presença do presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, foi inaugurado o espaço cívico da feira dos Carvalhos, resultado de um investimento municipal a rondar os dois milhões de euros. A requalificação do espaço, que começou no início de 2021, teve como principais objetivos dotar a Feira dos Carvalhos - de periodicidade semanal - de melhores condições, mas também criar um polo dinamizador para eventos culturais e de lazer. 

Embora o espaço já esteja disponível para usufruto da população, a feira só irá funcionar no novo espaço a partir do início do próximo ano. Para dar melhores condições de trabalho, serão adquiridas tendas amovíveis, através de concurso público, para disponibilizar a todos os feirantes. 

Recorde-se que a feira, em Pedroso, iniciou a sua atividade em 1758, no Largo do Moeiro. Com o acentuado aumento de vendedores, o espaço foi ficando pequeno, havendo a necessidade de transferir a feira, em 1850, para o atual Largo França Borges. Posteriormente, em 1971, embora as obras ainda não estivessem concluídas, foi inaugurado o espaço atual, localizado no Largo da Feira Nova. Ao longo da última década, o propósito fundamental dos projetos de espaços comerciais exteriores mudou radicalmente e de forma tão dramática que muitas dessas instalações se tornavam obsoletas. Com esta requalificação, e tendo em conta esta premissa, pretendeu-se que o local desta feira fosse não só um espaço para uma única atividade, mas também que disponibilizasse outras experiências culturais e económicas. 

Com esta requalificação, estão, desde já, criadas as condições para alavancar a Feira dos Carvalhos a nível nacional, incrementando o volume de negócios e melhorando a estética e funcionalidade do espaço.