«Cantar de Reis» alegrou Paços do Concelho
Notícias e Destaques 09 Jan 2023 «Cantar de Reis» alegrou Paços do Concelho Iniciativa procurou potenciar o associativismo gaiense

A Câmara Municipal de Gaia assinalou o Dia de Reis com o tradicional «Cantar de Reis», que se realizou a 7 de janeiro, nos Paços do Concelho. A entrada foi livre e o espetáculo, para além de alusivo à data, pretendeu potenciar o associativismo gaiense.

"É um privilégio tremendo para Gaia possuir um movimento associativo tão forte e tão rico. Por isso, todas as oportunidades são de ouro para potenciarmos este verdadeiro tesouro. Valorizarmos a tradição, o impacto cultural e, sobretudo, o património humano que está presente em cada atuação”, salientou Elísio Pinto, vereador da autarquia com o pelouro do associativismo.

Assim sendo, subiram ao palco o Rancho Folclórico de Canidelo, a Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Mafamude, o Rancho Folclórico de Perosinho e a Academia Sénior de Gaia. A celebração de dias temáticos é um dos cartões de visita do Pelouro, que aposta no fortalecimento dos laços de identidade do território.

"Este tipo de eventos, para além da sua riqueza e da sua simbologia, cose o território em termos do seu maior ativo: a população. Trata-se de uma excelente forma de se começar o ano, destacando o inegável papel que o associativismo aporta à comunidade”, destacou ainda o vereador.