Canidelo, Madalena, Oliveira do Douro e Pedroso e Seixezelo em destaque
Notícias e Destaques 19 Mai 2021 Canidelo, Madalena, Oliveira do Douro e Pedroso e Seixezelo em destaque Segunda sessão do 3.º Fórum Online – Balanço Económico e Social

A segunda sessão dedicada às freguesias do 3º Fórum online: Balanço Económico e Social – decorreu a 19 de maio. A iniciativa teve, uma vez mais, transmissão online, através do Facebook da Câmara Municipal e das freguesias e uniões de freguesia em destaque nesta sessão (Canidelo, Madalena, Oliveira do Douro e Pedroso e Seixezelo), e começou com a apresentação, pelo presidente da Câmara Municipal, de um balanço da atividade nos últimos anos.

Não sendo possível realizar as tradicionais Presidências Abertas, esta foi a solução encontrada para chegar mais perto dos cidadãos, respondendo a dúvidas, explicando procedimentos e fazendo um balanço do que foi feito, com especial enfoque nestas quatro freguesias. "O concelho de Gaia não é um somatório de freguesias”, começou por defender Eduardo Vítor Rodrigues, explicando que "quando a contabilidade tiver de ser feita, terá de ser feita olhando para um conjunto vastíssimo de iniciativas do município que, às vezes, estão territorializadas num sítio mas têm repercussão concelhia, outras vezes, estão territorializadas em todo o concelho”. "Quando o município implementa os pequenos-almoços gratuitos nas escolas, o que está a fazer é implementar uma medida em todas as 24 freguesias. Quando o município assume a construção de um multiusos, ou da ponte D. António Francisco dos Santos, independentemente de estar em Vilar de Andorinho ou noutro sítio qualquer, sabemos que ela vai beneficiar os habitantes do concelho”, prosseguiu. Para concluir, de seguida, que "há escalas: uma escala macro, onde a questão nacional e a afirmação do município no país e na região é fundamental; uma escala meso do próprio contexto concelhio, e depois escalas locais e infralocais – a escala do concelho associada a cada uma das freguesias”.

Mobilidade, saúde, desporto, contas, obras municipais, segurança, cultura, ação social ou habitação foram algumas das temáticas abordadas durante a primeira parte da sessão, com uma retrospetiva pelo que está no terreno e uma previsão dos projetos de futuro, muitos deles prontos a arrancar.

À apresentação seguiu-se um período de perguntas e respostas endereçadas pelo público presente (representantes de um conjunto de entidades sediadas nas freguesias em questão) e, também, pelas pessoas que acompanharam a sessão via online. Qual a previsão para abertura do Centro de Saúde da Madalena? Preocupa-me o estado da Rua da Bélgica, estão a ser pensadas alternativas? Para quando, em Pedroso, um modelo de shuttle igual ao de Grijó? Qual o ponto de situação da nova ponte que vai nascer em Oliveira do Douro? Madalena: Avenida do Mar ou do Atlântico: para quando o seu términus? Quando voltam a ser construídos os parques para as crianças no Largo do Aguim e no Largo da Costa? Para quando um parque infantil na escola de S. Paio? Estas foram algumas das questões colocadas, a que Eduardo Vítor Rodrigues respondeu.

Se perdeu a sessão, poderá ver o vídeo na íntegra no final desta notícia.

Na próxima segunda-feira, 24 de maio, decorrerá mais uma sessão deste terceiro fórum online, que será transmitida, igualmente pelas 21 horas, através das mesmas plataformas. Serzedo e Perosinho, Mafamude e Vilar do Paraíso, Santa Marinha e São Pedro da Afurada e Grijó e Sermonde estarão em destaque.