Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 09 Fev 2021 Candidatura de Gaia a Capital Europeia da Juventude já foi validada Já são conhecidas as cidades adversárias
O Fórum Europeu da Juventude validou, de forma oficial, a candidatura de Gaia a Capital Europeia da Juventude. Trata-se da única presença portuguesa e ibérica, dado que Espanha não apresentou qualquer candidatura.

No total, são nove as cidades adversárias de Vila Nova de Gaia na corrida a Capital Europeia da Juventude em 2024, nomeadamente: Batumi (Geórgia), Chisinau (Moldávia), Ghent (Bélgica), Istres (França), La Louviere (Bélgica), Lublin (Polónia), Lviv (Ucrânia), Szekesfehervar (Hungria) e Vesprem (Hungria). 

O júri, constituído por representantes de entidades internacionais e europeias, membros da sociedade civil, representantes dos jovens a nível local e regional e jornalistas, definirá as cinco cidades finalistas no próximo dia 9 de março. Seguir-se-á um período de melhoria das candidaturas até à decisão final, anunciada em novembro deste ano.

A atual Capital Europeia da Juventude é Klaipeda (Lituânia). Contudo, devido aos constrangimentos provocados pela pandemia de Covid-19, a cidade francesa de Amiens (Capital Europeia da Juventude em 2020) continua a desenvolver o seu programa.