Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias e Destaques 14 Jul 2021 Campanha nacional de vacinação antirrábica em 2021 Profilaxia da raiva e outras zoonoses
Em setembro, iniciar-se-á a campanha nacional de vacinação antirrábica em 2021. Esta campanha de vacinação e identificação eletrónica de cães será realizada salvaguardando as medidas de prevenção e proteção preconizadas pela Direção-Geral de Saúde, por forma a neutralizar a transmissão do SARS -CoV-2. 

Animais a que se destina a campanha 
As ações da campanha destinam-se exclusivamente a cães.  

Ato de Identificação eletrónica (colocação do transponder e registo no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC))
É realizado quando os animais que se apresentam para vacinação antirrábica ainda não se encontram marcados com transponder e registados no SIAC.  Esta intervenção só pode ser efetuada quando em conjunto com a vacinação antirrábica no âmbito da CVAR 2021.

Ato de Cobrança 
O Médico Veterinário Responsável pela Campanha (MVRC) emite um recibo modelo 499/DGAV conforme previsto nos pontos 19 a 21 do Regulamento de execução da campanha.  Para o animal vacinado o MVRC cobra ao titular o montante de 10,00€. Este valor corresponde à taxa de vacinação antirrábica, assinalando no modelo 499/DGAV o campo correspondente à Taxa E.  

O MVRC cobra ainda o valor de 2,50€ relativo à taxa de registo no SIAC, sobre os animais que marcou com transponder e registou no SIAC antes de efetuar a vacinação, devendo preencher esse valor no modelo 499/DGAV no campo " Outros a descriminar:" escrevendo "REGISTO DO ANIMAL NO SIAC” (ponto 1 do art. 17.º do Decreto-Lei n.º 82/2019 de 27 de junho, na sua atual redação).

NOTA INFORMATIVA 
e de controlo de outras zoonoses (CVAR) em 2021

VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA E IDENTIFICAÇÃO ELETRÓNICA