Caminhos de Santiago discutidos em Gaia
Notícias e Destaques 29 Jun 2022 Caminhos de Santiago discutidos em Gaia 10.º aniversário da Federação Europeia do Caminho de Santiago

A Federação Portuguesa do Caminhos de Santiago e a Federação Europeia do Caminho de Santiago reúnem-se, a 29 e 30 de junho, em Vila Nova de Gaia, com o objetivo de assinalar uma década de atividades em prol do desenvolvimento e da divulgação do Caminho de Santiago em toda a Europa e, ao mesmo tempo, apresentar publicamente as ferramentas digitais que foram desenvolvidas no âmbito do projeto europeu Creative Loci Iacobi, financiado pelo Conselho da Europa através da linha de apoio COSME. Estes dias de reunião e trabalho servirão também, igualmente, para assinalar a integração da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago na sua congénere europeia.

Sendo Gaia a cidade anfitriã, esta iniciativa reveste-se como uma oportunidade de estreitamento de laços com os diversos intervenientes, representando também uma ocasião de projeção de Vila Nova de Gaia como cidade integrante do Caminho Português de Santiago – Central, cujo procedimento de candidatura está em curso, em articulação com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e demais municípios integrantes.

Nestes dois dias estão presentes representantes da Polónia, atuais presidentes da Federação Europeia do Caminho de Santiago, da Lituânia, da França, da Espanha e da Holanda.

Depois das reuniões de trabalho na Gaiurb, dia 29, no dia 30, nas caves Ferreira, assinala-se o 10.º aniversário da Federação Europeia do Caminho de Santiago. Entre os convidados destacam-se, para além das comitivas europeias, as principais entidades regionais e nacionais relacionadas com o tema dos Caminhos de Santiago, como também todos os Membros Atuais da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago.