Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
«Caminho do Centenário» inaugurado
Notícias e Destaques 05 Mai 2023 «Caminho do Centenário» inaugurado Percurso de 200 km tem início em Gaia
 
A ACF – Associação Caminhos de Fátima, em parceria com o município de Vila Nova de Gaia e mais de quarenta entidades ligadas à iniciativa, inaugurou, a 4 de maio, o «Caminho do Centenário», um itinerário sinalizado e com segurança acrescida de peregrinação até Fátima, que tem no Jardim do Morro o seu «Quilómetro Zero». 

Concebido e gerido pela ACF, o «Caminho do Centenário» estabelece um percurso pedestre de grande valor cultural e paisagístico, com melhoria expressiva das condições de segurança e conforto dos peregrinos que se dirigem a Fátima em caminhada. Tem cerca de 200 quilómetros e atravessa 14 municípios – Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Águeda, Anadia, Mealhada, Coimbra, Condeixa, Soure, Pombal, Leiria e, por fim, Ourém, com chegada ao Santuário de Fátima. 

O traçado foi cuidadosamente estabelecido com vista a facilitar a deslocação a pé de pessoas isoladas ou em grupo, reduzindo drasticamente a circulação de peões nas estradas nacionais e oferecendo algumas alternativas por vias secundárias e rurais, devidamente sinalizadas, com pontos de informação e apoio ao longo do percurso. Além do foco na questão da segurança na circulação dos peregrinos, o «Caminho do Centenário» foi desenhado para oferecer uma experiência pessoal, espiritual e turística muito rica e diversificada, ao permitir a fruição do território, da história, do património, da natureza e da gastronomia de uma das zonas mais bonitas de Portugal. 

A cerimónia de apresentação e inauguração decorreu no Jardim do Morro, junto ao marco que sinaliza o início do «Caminho do Centenário» e contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, do presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, e do presidente da ACF, Pedro Pimpão, além de representantes do Turismo de Portugal, da CCDR-Centro, do Santuário de Fátima, do bispo do Porto, da Ordem de Malta, da Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago, do Corpo Nacional de Escutas e de todos os municípios envolvidos.

O responsável da Associação Caminhos de Fátima deixou a todos os peregrinos do Norte o repto de explorarem este novo trajeto, que foi pensado como experiência espiritual e sensorial, promovendo a introspeção e o desenvolvimento pessoal dos caminhantes.  "Coloquem a mochila às costas e façam-se ao caminho, percorram esta rota que nos leva até ao Santuário de Fátima! Deixem-se absorver por todas as experiências transformadoras que o «Caminho do Centenário» proporciona. Muitas vezes, mais importante do que a meta física, é o próprio caminho de reflexão interior e espiritualidade que nos desafia a procurar a melhor versão de nós próprios. Viver o caminho é o nosso maior desafio”, exortou Pedro Pimpão.