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04 Abr 2025
Câmara vai recolher dados sobre o tráfego rodoviário e pedonal
Resultados irão ajudar a planear futuras propostas de mobilidade

A Câmara Municipal de Gaia vai lançar um concurso público (sem publicidade internacional) para a aquisição de serviços especializados de recolha de dados de tráfego rodoviário e pedonal, com o valor base de 84 mil euros.
De acordo com dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), o Município de Gaia tem registado um aumento ao nível dos constrangimentos de tráfego, o que causa um impacto significativo nas deslocações nas vias municipais de proximidade. Esta aquisição de serviços é, por isso, relevante, uma vez que permitirá quantificar os fluxos e tráfego para os diferentes modelos de mobilidade, em pontos estratégicos das vias de circulação, o que possibilitará compreender a procura e os padrões comportamentais dos utilizadores.
Deste modo, com os resultados obtidos será possível antever e minimizar os efeitos de propostas de alteração de circulação numa via rodoviária ou de ações de requalificação urbana, compreender os volumes e a afluência de tráfego e avaliar o desempenho de determinada via rodoviária, o impacto ambiental e o cumprimento de metas relativas à cota modal e climática. A prestação de serviços irá contemplar as seguintes ações: contagens direcionais de tráfego e medição do tamanho das filas de espera; levantamento dos tempos dos percursos; medição de velocidades instantâneas em secção; realização de inquéritos origem-destino; realização de inquéritos de opinião e análise e simulação de propostas.
Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, "a mobilidade sustentável e a segurança rodoviária são prioridades para o Município. Com isto, queremos obter dados precisos sobre o tráfego rodoviário e pedonal em Gaia, para que possamos tomar decisões informadas e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”.
Simultaneamente, as informações recolhidas irão possibilitar estimar os níveis de emissões poluentes, um dado imprescindível para monitorizar o alcance das metas definidas pelas políticas europeias para a redução das emissões de gases com efeitos de estufa e para a neutralidade carbónica até 2050. Este diagnóstico e prospeção serão, por isso, fundamentais para melhor se planear e prever o impacto de futuras propostas de mobilidade.