Notícias e Destaques 11 Ago 2020 Câmara planeia novo edifício de serviços Esta obra vai permitir melhorar a eficácia e a eficiência no atendimento aos munícipes

A autarquia de Gaia vai construir um edifício de serviços no Centro Cívico da cidade, enquadrando-o na zona onde nascerá o centro de congressos. O vice-presidente da Câmara, Patrocínio Azevedo, apresentou a proposta, que pressupõe uma permuta de terrenos, ficando a autarquia, através do Fundo Imobiliário Fechado, dona do terreno do gaveto da rua General Torres com a 20 de Junho, onde o novo edifício se irá localizar, e um outro proprietário com um terreno na rua Álvares Cabral.
O edifício terá cerca de 8 mil metros quadrados de área de serviços, sendo seu objetivo "melhorar a eficácia e a eficiência" no atendimento aos munícipes. "Resolverá os problemas que temos, uma vez que os serviços estão espalhados pela cidade", afirmou Patrocínio Azevedo.
"Pode não ser uma obra para este mandato, mas está nos planos. Está a ser pensada na lógica de planeamento do miolo da cidade, enquadrando o edifício de serviços no espaço onde vai surgir o centro de congressos, onde está já o edifício da Assembleia Municipal, e junto à praça renovada que agora fica nas traseiras da Câmara", descreveu Eduardo Vítor Rodrigues.
A Câmara está também a preparar estudos sobre a implementação de uma rede de ciclovias na malha urbana do concelho, nomeadamente em Santa Marinha, Mafamude e Canidelo. "Já existe rede de lazer na orla marítima. Queremos estudar a hipótese de fazer uma para contexto diário e de serviços", disse o autarca, que vê este tipo de projetos ligados aos meios suaves de mobilidade como "uma inevitabilidade" na lógica das "cidades sustentáveis" de futuro.