Câmara irá entregar 25 casas em breve
Notícias e Destaques 27 Jul 2022 Câmara irá entregar 25 casas em breve Estão em curso diferentes respostas ao problema da habitação

O Município de Gaia tem em curso as candidaturas e os procedimentos com vista ao aumento da capacidade de resposta de habitação, num total, numa primeira fase, de 94 fogos. Destes, estima-se para as próximas semanas a entrega dos primeiros 25. "Vamos tentar combinar três dimensões. A dimensão número um: aquelas que podemos construir em terrenos próprios, vamos construir. Em segundo lugar vamos lançar novo apelo ao mercado. E, em terceiro lugar, reabilitando o que já existe”, disse Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia.

Assim, em termos de contextualização, neste momento, das candidaturas apresentadas ao Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, de referir que existem 24 frações, nomeadamente: reabilitação de 19 fogos em Empreendimentos de Habitação Social; aquisição de uma habitação na Quinta da Marroca e reabilitação de quatro frações em edifício multifamiliar no Largo da Senhora do Monte. Na cerimónia que decorreu a 26 de julho, presidida pelo ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, foi assinado entre o Município de Gaia e o IHRU o contrato de comparticipação para as duas primeiras situações referidas. A terceira encontra-se em fase de conclusão.

No que se refere à aquisição de habitação, está já em curso o procedimento para a aquisição de nove habitações existentes. Por outro lado, 36 serão ainda construídas, sendo que neste caso a candidatura a financiamento poderá ser submetida após pronúncia do Tribunal de Contas.

Por fim, ao nível do arrendamento acessível, acrescentam-se mais 25 frações, que estão em fase de anúncio de concurso, estimando-se que no decorrer dos prazos legais (45 dias para apresentação de propostas e 60 dias para a tramitação do procedimento), tudo esteja pronto para assinatura dos contratos.