Notícias 12 Jan 2021 Câmara de Gaia quer «Juntas Mais Verdes» Programa municipal apoia a aquisição de veículos 100% elétricos
A Câmara de Gaia acaba de lançar o programa municipal «Juntas Mais Verdes», que visa apoiar as juntas de freguesia a renovarem das suas frotas automóveis, financiando a aquisição, preferentemente para substituição, de veículos com reconhecido desgaste por veículos 100% elétricos.

Justificando o investimento neste projeto, a autarquia refere que "a antiguidade e o uso intensivo dos veículos de trabalho das juntas de freguesia impõem uma ação de melhoria da sua condição e eficiência ambiental” e que "o seu uso, predominantemente para deslocações de ação social, fundamenta este apoio”. Reconhecendo a dificuldade de as juntas de freguesia promoverem esta mudança a partir dos seus orçamentos, a Câmara Municipal decidiu, então, criar "uma resposta financeiramente sustentável” para aquelas autarquias, "reduzindo enormemente os encargos de combustível e de manutenção”.

Até 31 de janeiro, cada junta de freguesia pode candidatar-se à aquisição de um máximo de dois veículos 100% elétricos, de todas as tipologias de ligeiros, preferentemente com substituição de veículos existentes e mediante candidatura devidamente fundamentada. Os veículos serão adquiridos pelo município, num pacote global, e transferidos para o património de cada uma das Juntas de Freguesia beneficiárias – todos identificados com a logomarca da freguesia e inscrição do apoio municipal. Às juntas competirá proceder ao registo das viaturas e as demais responsabilidades (seguro, manutenção, entre outras).