Notícias e Destaques 01 Set 2021 Câmara de Gaia assume custo dos passes de transporte dos alunos do Ensino Superior Plataforma «Passe Sub23 - Inscrições Online» está disponível

Faça a sua inscrição AQUI

A partir de 1 de outubro, a Câmara Municipal de Gaia vai assumir os passes de transportes públicos para os alunos do ensino superior público e privado residentes em Vila Nova de Gaia, a frequentar estabelecimentos de ensino superior dentro da Área Metropolitana do Porto.

Trata-se de um esforço do Município de Gaia para alargar o leque de apoios sociais a um grupo estudantil que não tem nenhum benefício social municipal, motivando para o uso do transporte público e apoiando famílias de alunos com múltiplas despesas educativas, nomeadamente ao nível das propinas ou da aquisição de livros, entre outros.

Informação útil:
  • Os interessados devem adquirir, previamente, o passe sub23, ou, caso já o tenham, renovar o perfil para este ano nos locais habituais.
  • Devem, também, obter o comprovativo de morada em Vila Nova de Gaia, declaração de residência fiscal retirada do site da AT ou declaração da respetiva Junta de Freguesia para o efeito.

Perguntas e respostas
A quem se destina medida? Destina-se a estudantes beneficiários do passe sub23 Andante, com residência em Vila Nova de Gaia, e que frequentem estabelecimentos de ensino superior na AMP.
  • Quando entra em vigor? A 1 de outubro de 2021.
  • Em que consiste esta medida? Consiste na comparticipação integral, pela Câmara Municipal de Gaia, da mensalidade do passe sub23, que caberia ao utente.
  • Como se processa a candidatura?
a) Os candidatos terão, previamente, de adquirir o cartão Andante sub23 ou, no caso de já o possuírem, proceder à renovação do respetivo perfil, de acordo com os procedimentos legais e nos locais estabelecidos para o efeito (por exemplo, nas lojas Andante).
b) Os alunos que irão frequentar o 1º ano deverão inserir comprovativo de matricula.
c) Posteriormente, deverão inscrever-se na plataforma Passe Sub23 - Inscrições Online da Câmara, na qual, entre outros dados, deverão indicar o número do passe Andante sub23 e fazer prova da residência em Vila Nova de Gaia (certidão comprovativa da residência fiscal, retirada diretamente do site da Autoridade Tributária, ou certidão comprovativa de morada emitida pela Junta de Freguesia onde reside).