Notícias e Destaques 20 Mai 2019 Câmara de Gaia anuncia retirada total de amianto das escolas Em causa estão todas as escolas de tipologia P3 do 1º ciclo

A Câmara Municipal de Gaia vai lançar um concurso para a remoção de amianto em todas as escolas de tipologia P3 do 1º ciclo, num total de 33 estabelecimentos de ensino.

Com um investimento de 5,5 milhões de euros, o plano de remoção de amianto será concretizado ao longo de três anos letivos e permitirá levar a cabo, igualmente, uma otimização destes edifícios escolares, reduzindo os custos energéticos e permitindo a melhoria substancial do conforto térmico das escolas.

Apesar de nenhuma das escolas a intervencionar apresentar riscos relativos ao amianto existente nas coberturas, a autarquia entende que este problema deve ser definitivamente resolvido, garantindo tranquilidade à comunidade escolar e criando melhores condições para a prática pedagógica.

Este novo programa de remoção de amianto integra-se no vasto plano de requalificação do parque escolar de jardins de infância e escolas do 1º ciclo, que permitiu já a reabilitação de mais de uma centena de estabelecimentos de ensino desde 2014.

As escolas P3 foram edificadas na década de 1980, com uma tipologia que acompanhava os movimentos de renovação pedagógica que emergiam na Europa, sobretudo nos países nórdicos. São caracterizadas pelos seus espaços mais abertos, com uma área social significativa e um número variável de salas, existindo em Gaia escolas P3 com 2, 4, 6, 8, 12 e 16 salas.