Câmara apoiou 2.251 famílias em 2021
Notícias e Destaques 14 Dez 2021 Câmara apoiou 2.251 famílias em 2021 Investimento em três programas municipais ronda 1,3 milhões de euros

Com 2021 a entrar na reta final, a Câmara Municipal de Gaia fez um balanço dos apoios prestados em três eixos de ação social, que refletem o investimento nas pessoas por que tem guiado a sua ação: o «GaiaCuidador», o Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento e o programa de apoio à carência/emergência social.

Implementado em março de 2021, o programa «GaiaCuidador» é uma resposta de proximidade, inovadora e única em todo o país. Dotado de uma verba de 200 mil euros, até ao momento, tem 270 candidaturas aprovadas (63 de cuidadores informais não principais e 207 de cuidadores informais principais). Encontram-se, ainda, 19 candidaturas a aguardar aprovação e 67 estão em fase de avaliação. O Município de Gaia já investiu neste programa cerca de 155 mil euros.

Com uma verba aprovada para 2021 de 900 mil euros, o Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento está a apoiar, até ao momento, 516 agregados familiares, sendo que oito estão a aguardar aprovação. No total, este ano, a autarquia já investiu 899.907 mil euros. Paralelamente, 41 candidaturas estão em avaliação.

Por fim, no que se refere ao programa de apoio à carência/emergência social, com uma verba aprovada para 2021 de 250 mil euros, a Câmara de Gaia está a apoiar, até à data, 1.465 agregados familiares, com maior incidência nas despesas de habitação, saúde e alimentação.

Estes apoios apenas são possíveis graças ao trabalho em rede entre técnicos da Câmara Municipal, das juntas e uniões de freguesia, das empresas municipais e da rede social e educativa do concelho. As respostas sociais têm sido um sucesso devido à capacitação desta equipa para uma intervenção orientada, dinâmica e com diferença efetiva na vida dos cidadãos.