Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Câmara apela à adoção responsável no Natal
Notícias e Destaques 17 Dez 2021 Câmara apela à adoção responsável no Natal Campanha de sensibilização já está nas ruas
 
A Câmara Municipal de Gaia está a promover uma campanha de sensibilização para a adoção responsável, numa época em que muitos optam por fazer dos animais presentes de Natal, sem pensarem se existem condições para os acolher e manter, o que muitas das vezes resulta no abandono.

Sob o lema «Adote – Não somos um presente de Natal, somos um amigo para a vida!», e através de outdoors em diversos pontos do Município, a autarquia apela assim à adoção, nomeadamente através de uma visita à PATA – Plataforma de Acolhimento e Tratamento Animal, e ao mesmo tempo a que ela não seja encarada como um gesto de momento, mas para a vida.

Enquanto houver animais abandonados e mal tratados em Gaia, a Câmara Municipal apostará, regularmente, em promover ações de sensibilização e estimular as campanhas de adoção, que, recorde-se, decorrem mensalmente na PATA e contam com a oferta de identificação eletrónica, vacinação, desparasitação e esterilização dos animais adotados.

Com o desconfinamento, o número de animais abandonados aumentou exponencialmente e é importante sensibilizar as pessoas para a importância da adoção responsável, de forma a evitar que muitos desses animais fiquem nas instalações da PATA durante vários anos, sem oportunidade de integração em ambiente social e familiar.

No atual contexto de pandemia, as visitas à PATA estão sujeitas ao uso obrigatório de máscara e a marcação prévia através do e-mail pata@cm-gaia.pt ou do telefone 223 742 445, tendo o objetivo de criar proximidade e empatia entre potenciais adotantes e os vários animais disponíveis para adoção.