Notícias e Destaques 09 Dez 2020 Bolsa Ricardo Quaresma está de volta Inscrições de 15 de dezembro a 15 de janeiro

Preencha AQUI o formulário de candidatura
Descarregue o modelo da Declaração de Honra

A Câmara Municipal de Gaia associa-se, uma vez mais, ao futebolista Ricardo Quaresma para promover o sucesso académico, os estilos de vida saudáveis e a cidadania ativa. A Bolsa Ricardo Quaresma 2020 está de volta para premiar e reconhecer o empenho e os bons resultados dos jovens gaienses. Serão atribuídas 15 bolsas, no valor de 500 euros cada, a jovens entre os 12 e os 14 anos de idade, que residem em Gaia há pelo menos dois anos, com bom aproveitamento escolar e mérito desportivo. Recorde-se que, desde 2017, a autarquia já atribuiu 45 bolsas, tendo recebido um total de 237 candidaturas (118 em 2017; 51 em 2018 e 68 em 2019).

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, "além do mérito escolar, esta bolsa, financiada a 100% pelo Município e apadrinhada por Ricardo Quaresma, é elucidativa da diversidade de modalidades que se praticam no concelho e que vai muito além do futebol. Com isto, pretendemos passar a mensagem de que vale a pena praticar desporto, independentemente da modalidade”.
A candidatura, que pode ser apresentada de 15 de dezembro a 15 de janeiro, deve respeitar as seguintes condições:
  • Certificado de residência no concelho de Gaia no mínimo há dois anos, emitido pela junta de freguesia;
  • Ter estado matriculado em estabelecimento público EB 2/3 sediado em Gaia, com aprovação desse ano mediante classificação cuja média final não seja inferior a 60% numa escala de avaliação de 0 a 100 ou equivalente;
  • Ter obtido aproveitamento escolar nos dois anos letivos antecedentes;
  • Não ser beneficiário de outra bolsa de estudo ou equivalente concedida por qualquer entidade nacional ou estrangeira;
  • Ter estado inscrito numa modalidade elegível de desporto extracurricular e ter praticado, individualmente ou por equipas, em competição desportiva, escolar ou federada, de nível regional, nacional ou internacional com uma classificação não inferior ao quinto lugar.
A partir de 15 de dezembro, estará disponível uma plataforma para a submissão da candidatura, que será devidamente divulgada no site institucional da Câmara de Gaia.
NOTA IMPORTANTE:
O ano letivo e desportivo de 2019 / 2020 foi um ano atípico, provocando várias alterações no que respeita ao normal funcionamento das atividades;
Considerando ainda, a paragem das competições pela grande maioria das Federações e Associações de modalidade a partir do início do mês de março.
Entendeu a comissão técnica a necessidade de alterar os critérios de avaliação do mérito desportivo garantindo, deste modo, a adequação das condições existentes às normas previstas no Regulamento que cria a Bolsa de Mérito Académico e Desportivo "Ricardo Quaresma” no que toca ao ano letivo 2019 /2020.
Assim, com o intuito de garantir a equidade na análise das candidaturas que venham a ser formalizadas, a comissão técnica decidiu que apenas sejam considerados válidos os elementos comprovativos referentes à prática desportiva realizada até ao dia 8 de março de 2020.