Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
BC Gaia campeão nacional de basquetebol em cadeira de rodas
Notícias e Destaques 20 Mai 2022 BC Gaia campeão nacional de basquetebol em cadeira de rodas Título conquistado ao fim do segundo ano no escalão máximo
 
O Basket Clube de Gaia venceu, a 14 de maio, a APD Braga, por 47-46, no pavilhão municipal de Grijó, e sagrou-se campeão nacional de basquetebol em cadeira de rodas. A jovem equipa, fundada em 2016 – o clube data de 2011 –, alcançou assim, apenas no segundo ano a militar no máximo escalão da modalidade, o primeiro título de campeão, depois de conquistar a Supertaça, diante do mesmo adversário, em Outubro de 2021. Os comandados de Pedro Bártolo, treinador-jogador e impulsionador do projeto, bateram a rival minhota por 3-1, na final do playoff, que se discutia à melhor de cinco encontros. Depois de um começo em falso, com uma derrota copiosa – 66-35 -, a 30 de Abril, os gaienses encetaram uma reação enérgica e viraram a final a seu favor, com vitórias por 38-51, 55-52 e 47-46. 

Para Pedro Bártolo, o segredo residiu na capacidade mental exibida pela sua formação. "Voltámos a demonstrar uma perseverança notável e nunca trememos perante as várias alternâncias de liderança da partida, nem pelos parciais mais significativos de uma equipa tão experiente quanto a APD Braga”, comentou, antes de lançar um olhar retrospetivo ao trajeto do BC Gaia. "É incrível o que alcançámos com tão pouco e em tão pouco tempo. Temos de estar gratos à proximidade da sociedade civil, ao apoio das empresas, bem como da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e da Junta de Freguesia de Grijó e Sermonde”, vincou. 

Agora, o conjunto presidido por Rui Dias, almeja somar um terceiro troféu à vitrine, a Taça de Portugal, e alerta para a importância de haver mais apoio para que o projeto possa ter continuidade. "Queremos acabar em beleza e levantar o último troféu em disputa. Mas, acima de tudo, olhamos o futuro e, para captar mais atletas e continuar a marcar a diferença na forma como competimos e promovemos o BCR, precisamos de renovar os apoios existentes e angariar novos parceiros”, afirmou.