Autarquia aposta na capacitação de clubes desportivos
Notícias e Destaques 13 Mar 2023 Autarquia aposta na capacitação de clubes desportivos Em causa está um memorando de entendimento com o IPDJ

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai estabelecer um memorando de entendimento com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) com vista à promoção do clube TOP no concelho, tendo em vista a capacitação de clubes desportivos e melhoria da qualidade do serviço prestado. Esta proposta será discutida na próxima reunião do executivo municipal, que se realiza a 13 de março.

O programa Clube TOP tem por finalidade o desenvolvimento de clubes desportivos mais sustentáveis, dotados de pessoas devidamente capacitadas, enraizados nas suas comunidades e capazes de responder às necessidades e expectativas dos seus associados e praticantes desportivos, sejam estes de lazer, recreação ou competição.

A colaboração entre o IPDJ e o Município de Vila Nova de Gaia irá, assim, potenciar a criação de soluções e o desenvolvimento de iniciativas que contribuam para o aumento da qualidade do serviço prestado pelos clubes desportivos do concelho, para a melhoria da captação e gestão de recursos e para a aplicação eficiente dos subsídios de apoio que lhe são concedidos.

Na prática, inicialmente, o programa será divulgado juntos dos potenciais interessados, nomeadamente dirigentes, trabalhadores e colaboradores com responsabilidades de gestão e administrativas dos clubes desportivos locais. Posteriormente, serão desenvolvidas atividades conjuntas que contribuam para a capacitação dos clubes desportivos locais; a formação e qualificação dos recursos humanos com responsabilidades de direção, gestão e administrativas; a promoção da empregabilidade no desporto e a valorização e reconhecimento do trabalho de qualidade desenvolvido pelos clubes locais em prol do desporto e da comunidade.