Notícias e Destaques 19 Jun 2021 Auditório Maestro Cesário Costa já é uma realidade Espaço digno para a realização de atividades culturais das diversas coletividades
O Auditório Maestro Cesário Costa é, desde 18 de junho, uma realidade na freguesia de Canelas, em Vila Nova de Gaia. Num investimento a rondar os 930 mil euros, a Câmara Municipal de Gaia apostou na construção deste novo equipamento para servir a população, quer do ponto de vista de serviços de apoio à comunidade, quer no contexto do desenvolvimento de atividades culturais.

Recorde-se que a freguesia de Canelas que, de acordo com os censos de 2011, tem 13.459 habitantes, não dispunha, ainda, de um espaço público para albergar serviços de apoio à população ou de infraestruturas que permitam desenvolver atividades de caráter cultural de apoio às diversas coletividades existentes. Este novo espaço conta, ainda, com uma sala comunitária apta à realização de exposições, conferências e diferentes eventos culturais e sociais, apoiados por bastidores técnicos, copa, sanitários e arrumos de equipamentos e mobiliário, privilegiando a interação da vivência do espaço interior com o espaço exterior. A intervenção incluiu, também, os arranjos exteriores na envolvente ao edifício, com requalificação de passeios e jardins da avenida Alves de Oliveira.

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, "Canelas é uma freguesia repleta de associações ligadas ao teatro e a outras artes que têm de procurar salas fora da esfera municipal para realizar as suas apresentações. Este novo espaço tem todas as condições técnicas para espetáculos e outro tipo de eventos, tal como já está a acontecer em vários pontos do concelho, quer graças a construções, quer graças à reabilitação de salas ou edifícios já existentes”.