Associação Cartão Jovem da Europa reuniu em Gaia
Notícias e Destaques 13 Jun 2022 Associação Cartão Jovem da Europa reuniu em Gaia Encontro internacional de trabalho do grupo 1

O grupo 1 da Associação Cartão Jovem da Europa – que agrega Portugal, Espanha, Andorra e França – escolheu Gaia para uma reunião de trabalho, que se realizou a 13 de junho. Os representantes de cada um dos países abordaram temáticas ligadas ao Cartão Jovem e à possibilidade de incremento do processo em cada um dos países.

O caso de Gaia – onde o Cartão Jovem Municipal é gratuito para os jovens entre 12-29 anos – foi tomado como exemplo de boa prática. Na ocasião, o grupo ficou a par de todos os projetos realizados no Município, sob o lema de que nada é feito em Gaia em termos de políticas de juventude sem o contributo dos jovens.

"Gaia é uma cidade muito ativa e tem os seus jovens muito envolvidos nas políticas de juventude. É fundamental que as juventudes façam constantemente parte da dinâmica da cidade e com participação permanente”, expressou Manel Sanchez, diretor da Associação Cartão Jovem da Europa.

Em Gaia, cerca de 5 mil jovens usufruem do Cartão Jovem, que apresenta benefícios municipais, nacionais e internacionais. Dado o interesse e a procura por parte dos jovens, o cartão é também causa de apresentação de outros projetos de juventude. "O Cartão Jovem Municipal é uma aposta ganha. Contudo, queremos ir mais além. Temos cerca de 80 mil jovens e queremos que o cartão seja um exemplo de alcance e de inclusão de todas as juventudes do concelho”, esclareceu Elísio Pinto, vereador da Juventude da Câmara de Gaia.