Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Assinado plano da AMP para uso eficiente da água
Notícias e Destaques 20 Jul 2022 Assinado plano da AMP para uso eficiente da água Cerimónia foi presidida pelo ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro
 
O plano metropolitano para otimizar o uso da água nos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto foi aprovado a 8 de julho, mas foi a 19 de julho, na presença do ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, que o mesmo foi oficialmente assinado entre a AMP e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). 

O Plano Metropolitano para a Poupança da Água resulta de uma candidatura apresentada junto da APA que irá financiar com cerca de 580 mil euros, de uma verba de cinco milhões de euros prevista no Fundo Ambiental, cabendo a cada município uma comparticipação de 5 mil euros, perfazendo a verbal total do projeto, 665 mil euros. A AMP foi o único organismo intermunicipal a beneficiar desta candidatura.

Além de ações de sensibilização junto das populações e escolas, está também previsto a implementação de um projeto-piloto de rega sustentável e automática com medidor de humidade, assim como a criação de um manual técnico de boas práticas com metodologia comum aos 17 municípios da AMP, mas adaptável à realidade de cada um.

Para Duarte Cordeiro, "na colaboração oficializada entre os 17 municípios e a Agência Portuguesa do Ambiente encontrei exemplos inovadores que espero poderem ser replicados (…) todos nós nos temos de nos habituar a gerir de forma racional a água”, referiu. 

Durante a sessão, o presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues, salientou que o plano metropolitano é um "pontapé de saída" para regular o uso dos recursos hídricos, acrescentando: "devemos olhá-lo como um pontapé de saída para uma atividade que pretendemos regular e fazê-lo pensando no pequeno jardim, mas ao mesmo tempo, olhando para uma escala macro (…) cada um tem de fazer a sua parte descurando e abandonando a ideia de que estes são problemas suficientemente macro para nenhuma das ações ter efeito”, afirmou.