Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Aprovado financiamento para a Unidade de Saúde dos Carvalhos
Notícias e Destaques 11 Ago 2021 Aprovado financiamento para a Unidade de Saúde dos Carvalhos Infraestrutura será comparticipada em cerca de 30% pelo Norte 2020
 
Foi aprovado o financiamento de cerca de 30% ao abrigo do Programa Norte 2020, através dos fundos disponibilizados pelo FEDER, para a construção da Unidade de Saúde dos Carvalhos. Dos cerca de 4,3 milhões de euros de investimento (que inclui construção e aquisição de equipamento básico e administrativo), a Câmara Municipal de Gaia contará com uma comparticipação na ordem dos 1,3 milhões de euros, sendo da responsabilidade da autarquia o restante valor (três milhões).

Trata-se de uma construção de raiz destinada a abrigar três unidades de saúde (duas unidades de saúde familiar - USF Monte Murado e USF Vilar Saúde - e uma unidade de cuidados da comunidade) que irão corresponder às necessidades assistenciais da saúde da população de forma mais equilibrada. Este novo equipamento irá permitir a melhoria das condições físicas e funcionais para utentes e profissionais, proporcionado à população um melhor acesso, mais qualidade e mais humanização dos cuidados. 

Desde o início deste processo que a Câmara Municipal de Gaia manifestou o interesse e disponibilidade em ceder, a título gratuito, à Administração Regional de Saúde do Norte, um imóvel/terreno destinado à edificação, no mais curto período de tempo, do novo centro de saúde dos Carvalhos. O terreno, já selecionado pela ARSN, situado junto à zona da Feira dos Carvalhos, ocupa parcialmente imóveis da propriedade de várias famílias que, reconhecendo a utilidade pública deste projeto, manifestaram disponibilidade em ceder os terrenos gratuitamente ao Município, nomeadamente por via de direito privado. Assim, além da cedência do terreno, a Câmara de Gaia, assume a obra, ao passo que a ARSN tem a tarefa de elaborar o programa funcional e o projeto de execução.

Os cuidados de saúde primários assumem, cada vez mais, um papel fulcral na salvaguarda da saúde e da qualidade de vida das populações, como tem sido patente no atual quadro pandémico. Por isso, a construção do Centro de Saúde dos Carvalhos é assumida como uma prioridade. Depois da Madalena e de Vilar de Andorinho, importa realçar ainda o trabalho desenvolvido em prol do futuro Centro de Saúde de Grijó. A Câmara Municipal de Gaia já avançou com a aquisição do terreno (que já é propriedade municipal) e a respetiva cedência para a construção. Segue-se a elaboração do projeto para obter o financiamento total ou parcial.