Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Aprovadas as “melhores contas consolidadas de sempre”
Notícias e Destaques 20 Jun 2025 Aprovadas as “melhores contas consolidadas de sempre” Documento recebeu votos contra da oposição
Imagem da notícia
No passado dia 20 de junho, numa reunião extraordinária, o Relatório de Gestão e Demonstrações Financeiras Consolidadas do Município de Vila Nova de Gaia referente a 2024 foi aprovado por maioria, com dois votos contra do PSD. O documento será ainda discutido em sede de Assembleia Municipal, no próximo dia 27 de junho. Em suma, "o grupo Vila Nova de Gaia tem vindo a aumentar a capacidade financeira global para solver a totalidade dos seus compromissos, no biénio 2023/2024, aumentando o seu grau de independência em relação aos credores, influenciado pelo aumento dos fundos próprios (através da afetação dos sucessivos resultados líquidos positivos)”, pode ler-se no documento. 

"Nós encontrámos a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia com 300 milhões de euros de dívidas. Hoje temos as contas no verde, não devemos nada a ninguém e temos as empresas municipais com lucro, ou seja, com contas positivas”, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues. Reafirmando que todo o universo municipal está saudável, o presidente recordou que estão cerca de 50 milhões de euros de obras em curso, obras essas que não configuram dívida para um mandato seguinte porque estão devidamente cabimentadas e acauteladas. "Mas, para além disso, temos um saldo operacional de 20 milhões de euros, ou seja, temos no cofre 20 milhões de euros e temos ainda as empresas solidamente instaladas”, sublinhou.

No final da reunião de Câmara, Elísio Pinto, em nome de todos os vereadores com pelouro, leu uma declaração pública, onde considerou que a saída do presidente se deve "única e exclusivamente a comportamentos sujos e escondidos na neblina de perseguição política”. "Num contexto em que a saída de Eduardo Vítor Rodrigues se deve única e exclusivamente a comportamentos sujos e escondidos na neblina de perseguição política reiteramos o nosso compromisso: a nossa voz continuará firme e segura”, afirmou o vereador.