Notícias 30 Jun 2020 Apresentado o projeto da futura lota da Afurada A obra será financiada pelo Município e pelo Programa Operacional Mar 2020
Foi apresentado no dia 29 de junho - dia em que se celebra o São Pedro - o projeto para a lota da Afurada. Num investimento total de 214 mil euros, valor financiado a 25% pelo Município e o restante pelo Programa Operacional Mar 2020, a empreitada prevê a execução de dois postos, um de controlo e outro de registo de pescado, assim como de 24 armazéns de aprestos.

Os pescadores, que há muito ansiavam por esta obra, veem aqui uma oportunidade para dinamizar a sua atividade. O presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, salientou a importância desta obra para todo o concelho de Vila Nova de Gaia, pois "eleva a qualificação do nosso Porto de Pesca, criando aqui uma lota, que é muito importante para valorizar o trabalho dos pescadores e até para estimular a atividade comercial”.

Já Paulo Lopes, presidente da União de Freguesias, acredita que este dia de São Pedro "será um dia marcante, não só porque prestamos uma homenagem ao padroeiro dos pescadores, mas sobretudo porque deixamos aqui aquela que consideramos ser, no futuro, uma obra emblemática para a comunidade piscatória desta ímpar freguesia de São Pedro da Afurada”.

A obra deverá iniciar em julho e tem um prazo de execução de quatro meses.