Notícias e Destaques 07 Jan 2022 Apoio de 10 mil euros aos Bombeiros de Coimbrões para instalação de centro de vacinação Acordo de colaboração assegura verba para obras de adaptação das instalações

O executivo de Vila Nova de Gaia irá votar, na reunião da próxima segunda-feira, um acordo de colaboração entre a Câmara Municipal e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões. O documento prevê a atribuição, pelo município, de uma verba de 10 mil euros para a realização de obras de adaptação do quartel daqueles bombeiros para a instalação de um centro de vacinação.

"Face à situação pandémica que estamos a atravessar, e com o intuito de criar um centro de vacinação de maior proximidade, o Município pretende instalar um centro de vacinação nas instalações da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões. Para o efeito, o espaço carece da realização de pequenas obras, de forma a ser adaptado ao fim que agora se destina”, pode ler-se no documento.

Aos Bombeiros de Coimbrões, por seu turno, cabe a realização dos referidos trabalhos de adaptação e "garantir que o espaço cumpre todos os requisitos materiais e legais exigidos, nos termos das normas da Direção-Geral da Saúde”, além da disponibilização, "temporária e gratuita”, do seu quartel.

A criação de um centro de vacinação no quartel dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões, recorde-se, foi anunciada pela Câmara Municipal de Gaia ainda antes do Natal. Este espaço deverá entrar em funcionamento no dia 20 de janeiro, vindo substituir o centro de vacinação das Devesas, instalado na central dos CTT desde o início de novembro. Neste contexto, o encerramento de um centro coincidirá com a abertura do outro.

A transferência de local do centro de vacinação permitirá o aumento da capacidade de inoculação, abrangendo, assim, um maior número de utentes por dia. Isto resultará da instalação de um maior número de boxes de administração da vacina, que serão vinte, e da área de recobro. Também o conforto da área de receção e acolhimento dos utentes será melhorado.