Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Antigo Posto Fiscal de Lavadores será Monumento de Interesse Municipal
Notícias e Destaques 14 Jul 2022 Antigo Posto Fiscal de Lavadores será Monumento de Interesse Municipal Antigo Posto Fiscal de Lavadores usado como posto da Guarda Fiscal e Unidade de Controlo Costeiro da GNR
 
Pelo seu valor cultural de significado para o Município de Gaia, nomeadamente o seu interesse simbólico, de testemunho de vivências e/ou factos, a sua conceção arquitetónica, urbanística e paisagística e a sua importância do ponto de vista da memória coletiva e da investigação histórica, o Antigo Posto Fiscal de Lavadores será classificado como Monumento de Interesse Municipal. Esta proposta irá ser discutida na próxima reunião do executivo municipal, a 18 de julho.

Recorde-se que a abertura deste procedimento de classificação aconteceu em maio de 2020. Decorridos alguns trâmites legais, dois anos depois, em março de 2022, foram aprovados o projeto de decisão de classificação e a abertura de um período de trinta dias para audiência prévia dos interessados, não tendo sido registada qualquer participação. Portanto, encontram-se agora reunidas todas as condições para concluir o processo de classificação. 
O Posto de Lavadores já foi utilizado como posto da Guarda Fiscal e como Unidade de Controlo Costeiro da GNR, não havendo evidência da sua utilização inicial.