Águas de Gaia vai ter «Cantinho da Amamentação»
Notícias e Destaques 04 Out 2022 Águas de Gaia vai ter «Cantinho da Amamentação» Espaço assegura condições de privacidade e conforto às recém-mamãs

A empresa Municipal Águas de Gaia vai dispor, a partir de 7 de outubro, de uma sala que permitirá às recém-mamãs manter a sua rotina de aleitamento com toda a privacidade e conforto que a experiência exige. O «Cantinho da Amamentação», que será inaugurado às 9h30, foi criado com grande objetivo de proporcionar às mães a possibilidade de, apesar de já terem regressado ao trabalho diário, continuarem a amamentar os seus bebés. Para tal, terão duas opções: ter o bebé consigo na hora do aleitamento e fazerem-no tranquilamente neste espaço, ou proceder à recolha do leite em total privacidade e armazená-lo no frigorífico ali disponibilizado para este fim.

Esta iniciativa da Águas de Gaia, EM enquadra-se na Semana Europeia do Aleitamento Materno, a que o Município tem vindo a associar-se anualmente com o objetivo de promover e apoiar este gesto tão importante para a saúde dos bebés e para a sua relação com as mães. Este ano, está também prevista a realização de uma aula de preparação aquática para o parto, a 6 de outubro (das 14h00 às 16h10), na Piscina Municipal Aurora Cunha. Uma iniciativa que pretende proporcionar momentos de entrega e exercícios de relaxamento e conexão com o bebé e o acompanhante da mamã. Poderão inscrever-se, gratuitamente, para o mail presidencia@cm-gaia.pt, grávidas com idade gestacional superior a 28 semanas, sem indicação médica de repouso, com um acompanhante.

Já para o dia 7 de outubro estão agendados diferentes workshops, que decorrerão a partir das 14h00, e até às 18h, no Centro Paroquial de Mafamude. Liderados por enfermeiras, serão dedicados aos temas «Babywearing – Moda ou necessidade?», «Massagem infantil: o toque que é amor e respeito», «Contacto pele a pele: amamentação e conexão com o meu bebé» e «Traga o seu tecido: leve a sua almofada de amamentação». As interessadas deverão inscrever-se, gratuitamente, para presidencia@cm-gaia.pt, indicando nome, contacto telefónico e se estão grávidas ou vão acompanhadas dos seus bebés.

A Semana Europeia do Aleitamento Materno promove a importância de políticas favoráveis à família para permitir a amamentação e ajudar os pais no relacionamento com os filhos no início de vida. A amamentação propicia uma melhor saúde, tanto para mães como para crianças. Aumentar o aleitamento materno para níveis quase universais pode salvar mais de 800 mil vidas a cada ano, sendo a maioria crianças menores de seis meses. A amamentação diminui o risco de mães desenvolverem cancro da mama e de ovário, diabetes tipo 2 e doença cardíaca. A OMS estima que um aumento da amamentação poderia evitar 20 mil mortes maternas a cada ano devido ao cancro de mama.