«Agora é que são elas» homenageia desporto no feminino em Gaia
Notícias e Destaques 22 Mai 2021 «Agora é que são elas» homenageia desporto no feminino em Gaia Livro faz uma «viagem» pelas várias modalidades

"Para o Município de Vila Nova de Gaia, é um orgulho apresentar esta peça da nossa história da atualidade que queremos mostrar, divulgar e valorizar, pelo livro e por aquilo que ele significa”. Foi desta forma que Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, abriu a simbólica cerimónia de apresentação do livro «Agora é que são elas», uma obra que faz um retrato do desporto no feminino em Vila Nova de Gaia pelos anos 2018, 2019 e 2020. Nesta iniciativa, pelas limitações impostas pela pandemia de Covid-19, não sendo possível ter um representante de cada modalidade, estiveram presentes duas atletas que, em nome pessoal, representaram um coletivo enorme: Ana Carneiro (atletismo) e Rita Vieira (enduro).

"Tradicionalmente somos um país que faz monografias, livros da história moderna, da história medieval e temos dificuldade em falar da nossa história na contemporaneidade e registar aquilo que somos. Este livro tenta, assim, evidenciar aquilo que somos, mostrando o que é ser «Todo um Mundo». Temos a tentação de olhar para o desporto e ver uma ou outra modalidade mais conhecida e ver aquilo que é mais mediático. Bastou folhear este livro para perceber a multiplicidade que temos no âmbito do desporto feminino em Vila Nova de Gaia. Este livro tentou ainda deixar um registo do espetacular trabalho dos dirigentes associativos”, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues, passando a palavra a um dos autores da obra, Eugénio Queirós, que não perdeu a oportunidade para deixar um especial agradecimento a Mónica Joady, coautora do livro que não conseguiu estar presente na cerimónia: "a Mónica foi uma pessoa muito importante para a realização deste trabalho, não só pela qualidade do seu trabalho, mas também porque conhece Vila Nova de Gaia como poucas. Conhece toda a gente, conhece os clubes, e sem ela não teria sido possível terminar com algum sucesso”.

O livro faz uma abordagem das várias modalidades do concelho com forte presença de atletas do sexo feminino, nomeadamente: andebol, atletismo, badminton, basquetebol, BTT, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, futsal, golfe, ginástica, hóquei em patins, judo, karaté, motociclismo, natação, remo, padel, patinagem artística, taekwondo, ténis, ténis de mesa, trail, triatlo, vela e voleibol. "No feminino, o desporto gaiense representa ainda apenas 23,5% dos atletas federados, segundo números do início de 2021. Para um universo de 11.178 atletas federados, 2.637 são mulheres”, é uma das notas iniciais de um livro que vale a pena conhecer.

Assista à sessão de lançamento do livro