Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
A energia do São Gonçalo voltou às ruas
Notícias e Destaques 16 Jan 2023 A energia do São Gonçalo voltou às ruas Centenas de pessoas assinalaram aquela que é a primeira festividade do ano
 
Domingo, 15 de janeiro, foi dia de romaria em Vila Nova de Gaia. A folia ainda é como era e, como tal, centenas de pessoas não deixaram passar em branco a primeira grande festividade do ano: o São Gonçalo. O desfile começou logo de manhã, pelas 8 horas, momento em que cada uma das coletividades começou a sair das suas sedes. E a festa começou!


O São Gonçalo acompanhado por São Cristóvão e por São Roque desfilaram pelas ruas em proteção não só dos homens e mulheres do rio e do mar, de quem são santos protetores, como de toda a comunidade gaiense, que continua fervorosamente a afirmar que "Ele é nosso. E é, é, é!”, sobrepondo-se ao clamor dos bombos da «Nova Comissão do São Gonçalo da Rasa», dos Mareantes do Rio Douro e da «Associação de São Gonçalo Antiga da Rasa», guardiões das cabeças dos santos e da memória desta tradição milenar. Na Câmara Municipal, foram recebidos pelo presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, e pelo executivo municipal, em ambiente de festa. 

As origens desta romaria são antigas (muito provavelmente pré-cristãs) e envolvidas em algum mistério. Certo é que esta tradição está fortemente ligada à comunidade ribeirinha e à formação do território que atualmente constitui a cidade de Gaia.