CVC Coimbrões
Notícias e Destaques 17 Fev 2022 80 por cento da população elegível já tem a terceira dose Coronel Penha-Gonçalves esteve no Centro de Vacinação de Coimbrões

O coordenador do plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal, coronel Carlos Penha-Gonçalves, visitou, a 17 de fevereiro, o Centro de Vacinação de Coimbrões, instalado há cerca de um mês no quartel dos bombeiros voluntários. O responsável congratulou-se por "80% das pessoas elegíveis” para a terceira dose estarem já vacinadas. "A grande maioria das pessoas que tem condições para ser vacinada, está vacinada”, destacou, detalhando que "mais de 5,7 milhões de pessoas” foram inoculadas com a terceira dose. Penha-Gonçalves ressalvou, no entanto, que "ainda há pessoas que não o fizeram”, pelo que deixou um repto: "O apelo que faço é que as pessoas aproveitem estas estruturas para fazerem a vacinação e terminem o seu processo de reforço da vacina. O meu apelo é que o façam o mais rápido possível”.

Carlos Penha-Gonçalves admitiu, ainda, que a vacinação das crianças está aquém das expetativas, tendo apelado aos pais que façam o auto-agendamento para sábado, 19 de fevereiro. Apesar de, conforme adiantou, Portugal ser um dos países da Europa com maior taxa de adesão à vacinação na faixa etária entre os 5 e os 11 anos, recordou que no próximo sábado haverá duas horas, de manhã, "para vacinar crianças que por motivos de isolamento não puderam fazer a primeira ou a segunda dose. Apelo para que os pais que ainda não iniciaram o processo que façam o auto-agendamento. É uma oportunidade, haverá outras, mas esta é a primeira”, acrescentou.

Na visita ao Centro de Vacinação de Coimbrões, o coordenador do plano de vacinação esteve acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Gaia e pelo presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte, Carlos Nunes. Penha-Gonçalves recebeu, das mãos de Eduardo Vítor Rodrigues, um livro da autarquia intitulado «O Município de Gaia na era da pandemia de covid-19», que retrata os dias invulgares que se viveram entre março de 2020 e maio de 2021, além da medalha institucional de visita ao concelho. Ao longo da visita, o responsável agradeceu a todo o pessoal envolvido na operação, dos enfermeiros e auxiliares aos agentes da Polícia Municipal e bombeiros. O comandante dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões, por seu turno, entregou ao coronel o emblema da corporação.

Comentando o nível de vacinação em Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues explicou, no final, que "o que tem faltado é que aqueles que estiveram infetados tenham condições de vir”, tendo salientado a importância de "fazer uma sensibilização para os mais jovens”, para que decidam também vacinar-se. O autarca destacou, ainda, "a colaboração muito forte das autoridades de saúde e o nível de cidadania que tivemos, que foi extraordinário”.