36.ª edição dos Jogos Juvenis de Gaia
Notícias e Destaques 06 Mai 2022 36.ª edição dos Jogos Juvenis de Gaia Neste momento, estão a decorrer as fases de freguesia

Os Jogos Juvenis de Gaia são um evento com muita tradição em Gaia, tendo sido criados em 1982. Após um período de interrupção, o Executivo da Câmara Municipal de Gaia em 2015 recuperou este evento que marcou várias gerações de jovens gaienses e voltou a trazer o desporto para todas as crianças e jovens.
O espírito dos Jogos Juvenis de Gaia proporciona às crianças e jovens (dos 8 aos 14 anos), de todas as freguesias/união das freguesias do concelho de Vila Nova de Gaia, a experimentação e competição de várias modalidades desportivas, coletivas e individuais, inseridas numa vasta oferta de atividades que tem lugar nas 15 Freguesias/União das Freguesias do concelho.
Os Jogos Juvenis de Gaia são uma oportunidade de desporto para todos, fomentando assim o interesse pelo exercício físico e o espírito de equipa entre os mais novos.
Este evento desportivo divide-se em duas fases distintas, a fase da freguesia e a fase concelhia.
Na edição de ano dos JJG 2022, a fase de freguesia decorrerá nos meses de abril e maio.
A fase concelhia, decorrerá no mês de junho nas seguintes datas:

04 de junho - JORNADA
11 de junho - JORNADA
16 de junho - JORNADA
25 de junho - FESTA DE ENCERRAMENTO e CERIMÓNIA DE ENTREGA DE PRÉMIOS.

Na edição deste ano, dar-se-á continuidade a uma iniciativa iniciada em 2019 no âmbito dos JJG, que é a Caminhada da Família dos Jogos Juvenis de Gaia, que acontecerá a 28 de maio.
A fase de freguesia é da responsabilidade das juntas de freguesia/união das freguesias e desenrola-se nos meses de fevereiro, março, abril, sendo que este período poderá ser alterado de acordo com a disponibilidade da junta de freguesia/união das freguesias.
As freguesias/união das freguesias podem estabelecer parcerias com as escolas públicas e privadas, coletividades, clubes e associações da sua freguesia, de forma a tentarem alcançar o maior número possível de crianças e jovens que durante esta fase conviverão e praticarão desporto cumprindo os calendários competitivos organizados pela freguesia.
A organização da fase concelhia é da responsabilidade da comissão organizadora dos JJG, que define e aprova o regulamento geral dos JJG e os regulamentos específicos das modalidades, assegura o desenvolvimento da competição e apresentação dos quadros competitivos, determina os equipamentos e espaços desportivos para o desenvolvimento das competições, define os dias e horas das competições e disponibiliza o seguro de acidentes pessoais de todos os atletas e demais elementos participantes;

As modalidades dos Jogos Juvenis de Gaia nesta edição de 2022 são:
Andebol,
Atletismo,
Badminton,
Basquetebol,
Desporto Adaptado,
Futebol,
Ginástica,
Natação,
Ténis de Mesa,
Voleibol,
Xadrez
Além disso, nesta edição existirão modalidades de experimentação, como o Remo Indoor e o BTT.
Os JJG têm como objetivos:
Difundir o desporto como fator de união e integração no concelho de Vila Nova de Gaia;
Fomentar e dinamizar a prática desportiva saudável entre crianças e jovens do concelho, de acordo com os princípios da ética desportiva e respeito pelos valores, como fair-play, o respeito pelas regras de jogo, o respeito pelos outros, a responsabilidade, a amizade, a interajuda, a educação entre muitos outros valores.
Reavivar um projeto agregador que represente o papel fundamental das freguesias no desenvolvimento da política desportiva municipal;
Incentivar o sentido de pertença e de identidade por parte das populações às suas freguesias;
Revitalizar e promover o desporto nas escolas básicas do 1º e 2º ciclos de todo concelho no âmbito do projeto educativo municipal GAIA Aprende+ por via das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e da Componente de Apoio à Família (CAF).

Na última edição dos JJG realizada em 2019, o número de atletas participantes nas fases de freguesia e concelhia ultrapassou os 1800 participantes.
Os JJG têm tido resultados bastante positivos, quer pela plena participação de todas as 15 freguesias/união das freguesias do concelho, quer pelo crescimento do número de participantes ano após ano, tendo mesmo em 2019 sido considerado o Programa Desportivo do Ano.