Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
3ª Geração VolunTalento
Notícias e Destaques 21 Dez 2022 3ª Geração VolunTalento Fique a conhecer e participe neste projeto de voluntariado inclusivo.
O VolunTalento está, novamente, a recrutar pessoas maiores de 18 anos com incapacidade ou deficiência (física ou intelectual) leve a moderada para participarem num processo de capacitação que culminará na integração em atividades de voluntariado.  

Promovido pela Pista Mágica, financiado pela Portugal Inovação Social – Parcerias para o Impacto (POISE), com o investimento social do Município de Vila Nova de Gaia e em parceria com a EMVIO (Estratégia Municipal de Voluntariado Inteligente e Organizado de Vila Nova de Gaia) e o Centro de Inclusão Social do Magarão, o VolunTalento visa diminuir a exclusão social na prática do voluntariado.  

Com uma metodologia inovadora e experimental, o projeto propõe-se a preparar e integrar um total de três gerações de voluntári@s, arrancando com a terceira em Janeiro de 2023. Cada grupo terá, no projeto, quatro meses que incluem capacitação em autoconhecimento, empatia e serviço, desenho de um plano individual e integração em oportunidades de voluntariado (genéricas e específicas, de acordo com o perfil de cada um/a).  

Qualquer pessoa interessada que se enquadre no perfil – pessoa maior de 18 anos com incapacidade ou deficiência (física ou intelectual) leve a moderada, residente em Vila Nova de Gaia – pode inscrever-se, bastando, para isso, contactar a Pista Mágica (info@pista-magica.pt | +351 924 103 155) ou o Centro de Inclusão Social do Magarão (22 374 2983), no qual o projeto se encontra inserido. 



No VolunTalento, escolhemos não ser uma resposta que assume um só caminho para todos, mas sim atender aos talentos e aspirações de cada um, adotando uma abordagem holística, humanista, que vê as pessoas – todas, sem exceção – como seres completos, plenos de potencial. 

Com arranque em janeiro de 2022, o projeto envolveu, até à data, 21 pessoas com deficiência (PCD) no processo de capacitação por territórios de autoconhecimento, empatia e serviço, tendo 14 partido para a integração em atividades de voluntariado e 13 para o desenho do seu projeto de felicidade.

"Foi uma aprendizagem, convívio, trabalho em equipa e [oportunidade de] conhecer novos locais. Sobretudo aprendizagem. 
Nunca tinha experimentado [fazer voluntariado]. Foi muito enriquecedor, sem dúvida.”
Voluntária VolunTalento