Notícias 25 Abr 2020 25 de abril em Gaia homenageou profissionais que estão na linha da frente Momento institucional decorreu às 11 horas, na varanda dos Paços do Concelho, com o hastear da bandeira de Portugal
Hastear da bandeira, acompanhado do Hino Nacional. Foi desta forma que o 25 de abril foi assinalado em Vila Nova de Gaia, na varanda da Câmara Municipal. Neste momento – o único institucional que foi assinalado no concelho – o presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, esteve acompanhado pelo presidente da Assembleia Municipal, Albino Almeida, numa simbólica cerimónia de homenagem a todos os profissionais que estão a trabalhar na linha da frente no combate à pandemia Covid-19.

Assim, também na varanda estiveram o bispo do Porto, D. Manuel Linda (representando as IPSS), um representante do Conselho de Administração do Hospital de Gaia (por todos os profissionais de saúde),  Fátima Costa, diretora do Departamento de Pessoal da Câmara de Gaia (em nome dos trabalhadores municipais), Telmo Moreira, comandante da Polícia Municipal de Gaia, e Vítor Primo, comandante dos Bombeiros Sapadores (em representação de todos os bombeiros sapadores e voluntários do concelho).

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, "evocamos este ano o 25 de abril de 1974 debaixo de uma pandemia mundial e, por isso, com a supressão de algumas das nossas liberdades, fruto do estado de emergência em que vive o país. Pode parecer contraditório, mas é nos momentos de maiores dificuldades coletivas que mais se justifica evocar as nossas datas históricas, os nossos momentos coletivos grandiosos”.

Garantiu-se, desta forma, a evocação da data neste momento particular e o devido recato e cuidado neste tempo, enquanto se prestou uma homenagem coletiva a uma parte significativa da rede incansável de profissionais que, diariamente, garante que a cidade continua a funcionar.

Por fim, vários elementos decorados com cravos foram colocados em locais centrais das 24 freguesias de Vila Nova de Gaia, na varanda e átrio exterior dos Paços do Concelho e no jardim da Casa da Presidência.