Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
"Visões Inquietas"
Eventos 22 Fev a 27 Abr 2025 "Visões Inquietas" Espaço Corpus Christi
Imagem do evento
Espaço Corpus Christi

Conhecido, sobretudo, pelo seu trabalho escultórico, Helder de Carvalho conta com a curadoria de Angélica Carvalho para apresentar nesta mostra trabalhos inéditos, em que explora diferentes linguagens artísticas.

"Visões Inquietas"
«Falamos da condição humana. Da observação do diálogo com o mundo em que convergem os poderes da alma e suas fragilidades.
Decifram-se pensamentos arrancados de um diário onde se registam catástrofes vividas e anunciadas.
São impressões que carregam sombras de tempos em que medos e desejos se movem inquietos, procurando refúgio ora na crença, ora na escuridão.
São reflexões que nos desafiam a considerar se afinal as sombras são ou não apenas a ausência da luz.
Encontre-se uma sombra que nos guie.»
Angélica Carvalho.

Helder José Teixeira de Carvalho nasceu em Carrazeda de Ansiães, em 1954. Tem o seu ateliê em Vila Nova de Gaia.
Formou-se em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde foi aluno, entre outros, dos escultores Alberto Carneiro e Zulmiro de Carvalho, dos pintores Álvaro Lapa e Jorge Pinheiro, do crítico de arte Fernando Pernes e do historiador Flávio Gonçalves.
Foi docente na área da educação artística no ensino secundário e superior, tendo sido, designadamente, professor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança e da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Helder de Carvalho dedica-se hoje, em exclusividade, à prática das artes plásticas, destacando-se a sua obra escultórica, largamente representada por todo o país, tanto em coleções como no espaço público. É de sua autoria a escultura de Eça de Queirós, sentado num banco do jardim das camélias, no Solar Condes de Resende.

A exposição fica patente ao público até 27 de abril de 2025, podendo ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.