Violência no desporto: Prevenir e sensibilizar para um desporto melhor
Eventos 09 Jun 2022 Violência no desporto: Prevenir e sensibilizar para um desporto melhor Centro Paroquial de Mafamude
A Câmara Municipal de Gaia e a «Talentos de Campeão AD - Sports Concept», em parceria com a Universidade da Maia – ISMAI e o Instituto Politécnico da Maia, realizou o debate enquadrado no plano de formação desportiva municipal para o ano de 2022, intitulado «Violência no Desporto: Prevenir e sensibilizar para um desporto melhor».

São várias as evidências científicas, internacionais e nacionais que demonstram a possível existência de violência física, psicológica, social e/ou sexual contra atletas, sendo muitos casos silenciados ou normalizados.  De igual forma, verificam-se casos sistemáticos de violência entre adeptos, inclusivamente no contexto da formação. Com o presente debate, pretende-se aumentar a consciencialização de todos os participantes para a prevenção dos riscos inerentes ao envolvimento no desporto e sensibilizar para uma prática desportiva mais segura e saudável.

Moderador: Jorge Gabriel (apresentador de televisão)

Convidados de painel:

- João Paulo Correia: Secretário de Estado da Juventude e do Desporto
- Cláudia Pinheiro (UMAIA): Observatório Nacional da Violência Contra Atletas
- José Neto: Embaixador da Ética no Desporto | Universidade da Maia
- Sara Moreira: Atleta | Sporting Clube de Portugal

Esta ação é creditada pelo IPDJ e pelo Centro de Formação Gaia Nascente.