Eventos 11 Abr 2021 Sara Correia Online
Desde muito cedo que Sara Correia é presença habitual nas melhores casas de fado da cidade de Lisboa. E, por isso, canta com a propriedade e força de quem cresceu no fado.
A fechar mais uma série de "Concertos no Sítio Certo", o Fado, pela voz de uma das mais carismáticas intérpretes da nova geração de fadistas.

O Município de Gaia continua a desafiar intérpretes de diferentes estilos musicais e respetivas equipas técnicas, levando-os a refletir sobre o local certo para a música, quando os auditórios estão impedidos de receber o público, adaptando-se, assim, à dramática alteração de hábitos sociais imposta pelo Covid-19, sentida de forma particularmente dolorosa no setor cultural.
Nas anteriores edições dos "Concertos no Sítio Certo”, David Bruno, Carlão e António Zambujo, entre muitos outros nomes, guiaram-nos numa visita por diversos sítios de Gaia, para muitos ainda desconhecidos. Agora, somos convidados a entrar na intimidade criativa dos artistas, que nos abrem as portas dos seus estúdios, apresentando um espaço que tanto pode ser um laboratório de experiências sonoras, como uma oficina de construção de canções, mas que também pode ser o sítio certo para um concerto!

Em setembro de 2018, editou o seu álbum de estreia, o homónimo "Sara Correia”. "Tenho uma identificação  muito  grande  com  os  temas  que  constroem  este  disco,  revejo-me  em  todas  as histórias  eelas definem-me  enquanto  fadista.  Por  isso,  decidi intitulá-lo  com  o  meu  nome próprio”, explica a fadista. Vive o fado desde criança. O facto de ter crescido numa família fadista ajudou-a que desde cedo vivesse rodeada de música e de músicos e a viver essa vida de uma forma bastante natural. "Foi tudo tão rápido. Eu vou aos fados desde muito menina, tenho família fadista e comecei a cantar desde cedo”, lembra. Ainda assim, houve um momento que foi particularmente marcante neste início de percurso e que a levou a decidir que se ia dedicar por inteiro ao fado. "Quando participei e venci a Grande Noite do Fado de Lisboa, senti que era isto que queria fazer”, recorda. Sara Correia tinha apenas 13 anos quando se consagrou vencedora da Grande Noite do Fado e, logo de seguida, é convidada para cantar numa das casas de fado mais míticas da cidade, a Casa de  Linhares.  Aí  teve  o  privilégio  de  cantar  e  aprender  ao  lado  de  grandes  nomes  do  fado, nomeadamente Celeste Rodrigues, Jorge Fernando, Maria da Nazaré, entre outros. Todos eles "foram e serão sempre a escola de se ser fadista”, afirma Sara. Aliás, para si a experiência da casa de fados é fundamental. "Pisar casas de fado é muito importante, obrigatória, a meu ver. É onde se ganha a mão do canto, onde ganhamos a nossa identidade, a encarar as noites após noites a cantar como a coisa mais séria da nossa vida. Todas as grandes fadistas de hoje e de sempre tiveram a casa de fados como raiz". Cresceu e aprendeu a ouvir Amália Rodrigues, "fadista inteira” que tanto a inspirou no caminho que  traçou  até  hoje,  em  todas  as  suas  vertentes,  mas  Sara  Correia  tem  também  como referências outras grandes vozes, como Fernanda Maria, Beatriz da Conceição e Hermínia Silva. Ainda  em  2018,  o  seu  talento  captou  a  atenção  do  realizador  francês  Joel  Santoni,  que  a convidou a cantar o "Grito”, de Amália Rodrigues, para a sua série "Une famille formidable”. Foi ainda convidada por Diogo Varela Silva a participar no seu próximo filme, "Alfama em Si”, retratando  a  Severa,  personagem  histórica  que  é  um  verdadeiro  símbolo  do  fado,  integrando um elenco composto por alguns dos melhores artistas portugueses. "Sara Correia”, o primeiro álbum editado com o selo da Universal Music Portugal, foi criado em parceria com o produtor Diogo Clemente. Participaram nele músicos como Ângelo Freire–"que é sem dúvida um génio da guitarra portuguesa desta geração” –, o mestre Marino de Freitas no baixo, Vicky Marques nas percussões e Ruben Alves no piano. Em Portugal a critica celebrou a estreia de Sara Correia e aplaudiram unanimemente aquela a quem chamaram a "grande voz da nova geração”. O álbum valeu-lhe, em 2019,duas nomeações na primeira edição dos prémios Play, os Prémios da Música Portuguesa, o Prémio Revelação da Rádio Festival, mais de 30 concertos e plateias rendidas em países como Espanha, Coreia do Sul, Noruega, Itália, Áustria, Ilhas Reunião e já em 2020 India, Bélgica, Holanda e Chile. A  sua  estreia  no  Reino  Unido  dar-se-á  dia  18  de  abril,  quando  atuará  na  prestigiada  Union Chapel, em Londres, no âmbito do Festival La Linea. Nesta data já terá sido editado o seu segundo álbum de estúdio, de novo produzido e concebido em  parceria  com  Diogo  Clemente.  Com  o  fado  tradicional  onde  imprime  o  seu  poder  como ninguém,  conviverão  temas  escritos  e  compostos  para  a  sua  voz,  tornando-os  Fados.  É  disso exemplo aquele que será o primeiro single do disco, "Chegou Tão Tarde”, com letra e música da jovem compositora Joana Espadinha. Carolina Deslandes, Luísa Sobral, António Zambujo - com quem canta em dueto no álbum - Jorge Cruz e o já citado Diogo Clemente são disso exemplo. Os  anos  que  se  seguem  serão  de  consagração  para  Sara  Correia  com  concertos  previstos  em Portugal, Reino Unido, Espanha, EUA, Bélgica, Holanda, França, México e muitos mais.