Eventos 10 Set 2020 Quarteto Douro Redes sociais municipais
Depois do sucesso junto do público e do entusiasmo com que artistas e equipas técnicas abraçaram este desafio, os "Concertos no Sítio Certo” continuam em setembro, com transmissões às quintas-feiras e aos domingos, no Youtube e Facebook municipais de Gaia.

António Zambujo, Carlão, Mundo Segundo, Galandum Galundaina, Quarteto Douro e Mayze X Faria protagonizam esta nova série de concertos online, que têm como pano de fundo alguns locais de Gaia, por muitos ainda desconhecidos.

Constituído por Radu Ungureanu e Gaspar Santos, nos violinos, Jean-Loup Lecomte, na violeta, e Hrant Yeranosyan, no violoncelo, o quarteto de cordas "Douro” nasceu como consequência da junção prática de afinidades musicais, mas também de personalidades com características distintas, dos quatro instrumentistas.

Entre os vários géneros musicais abordados, o quarteto de cordas ocupa um lugar privilegiado. A sua homogeneidade, assegurada pelos quatro instrumentos, pertencentes à mesma família (das cordas friccionadas), bem como o extenso leque de capacidades técnicas e expressivas, ofereceu um fértil campo de acção aos compositores de várias épocas.

Surgido nos meados do século XVIII, o quarteto de cordas conquistou rapidamente o lugar de eleição entre os meios disponíveis para exprimir pensamentos musicais. Compositores como Haydn, Mozart, Beethoven, Schubert, Bartók – e muitos outros – criaram, ao longo da vida, as mais significativas obras-primas deles precisamente neste género musical.

Foi agrupamento residente no Museu do Douro, Régua (2009-2010) numa série de 15 concertos. Apresentou-se na Capital Europeia da Cultura 2012 em Guimarães.
Com concertos por todo o país desde 2008. Participou nos festivais de Aveiro, Viseu, etc.. Apresentação em Aveiro da obra do compositor Armando Santiago (residente no Canadá) (2016) e registo da mesma em CD (2019).
O quarteto de cordas "Douro” propõe a divulgação deste repertório "de ouro”, numa visão interpretativa actual, prestando particular atenção à autenticidade estilística.

Os "Concertos no Sítio Certo” são um conjunto de momentos musicais, protagonizados por artistas com linguagens estéticas diversas em locais alternativos às salas de espetáculos, transmitidos durante o verão, através do Youtube e Facebook municipais.
Este ciclo resulta de um desafio do Município de Gaia a músicos e técnicos para repensarem os seus espetáculos, a fim de se adaptarem à grande e repentina mudança nos hábitos sociais, imposta pelo Covid-19, e que se fez sentir de forma muito acentuada  no setor cultural.

Próximos "Concertos no Sítio Certo"

13 set, 19h00 – Carlão
17 set, 21h30 – Mundo Segundo