Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Eventos 25 Jan 2020 Quarteto de Guitarras Parnaso Cine Teatro Eduardo Brazão
Quarteto Parnaso 
"Viagem aos grandes temas do cinema”
25 de janeiro, 21h30
Cine Teatro Eduardo Brazão

Inserido no ciclo Encontros no Auditório, este concerto pelo ensemble de guitarras Quarteto Parnaso vai levar ao Cine Teatro Eduardo Brazão temas eternos do cinema.

"Viagem aos grandes temas do cinema”
Na origem da ligação entre música e cinema encontrávamos um pianista solitário ou, ocasionalmente, um pequeno agrupamento de câmara, a interpretar excertos retirados do repertório romântico. Com a chegada do cinema sonoro, chegaram também os expansivos acompanhamentos sinfónicos, que ainda hoje tanto associamos ao som tradicional de Hollywood.
Neste concerto, num conjunto de arranjos preparados exclusivamente para o Quarteto de Guitarras Parnaso, recupera-se o lado mais íntimo dos pioneiros da música para cinema, enquanto revisitamos alguns dos mais célebres momentos musicais vividos no grande ecrã. Igualmente presente neste concerto, numa linguagem distinta da música para cinema, estará presente a música popular portuguesa do grande cantor e compositor português Zeca Afonso. Homem do povo e integrante de um tempo de profundas mudanças, Zeca Afonso é um dos grandes representantes da cultura poético-musical em portugal no século XX.
Música para cinema é sinónimo das mais variadas estéticas musicais, já que é a música que se põe ao serviço da imagem em todas as suas variantes. Desde John Williams, o herdeiro do sinfonismo de Hollywood, até a Mikis Theodorakis, com o seu imortal tema Zorba, o Grego, verificamos que a música para cinema abraça todos os estilos. O jazz também é representado, não em música escrita originalmente para cinema, mas através da adoção do magistral Minor Swing, de Django Reinhardt, para a banda sonora do filme Chocolate.
Algumas das mais famosas melodias do cinema chegam pela mão de Ennio Morricone e de seu filho Andrea, assim como de Stanley Meyers com a Cavatina, originalmente escrita para guitarra solo. E são as guitarras, no intimismo de um quarteto, reminiscente dos primeiros dias do cinema, que reproduzem com a sua riqueza tímbrica todo o esplendor destes excertos de bandas sonoras e canções pensadas para acompanhar os mais variados contextos.

Quarteto Parnaso
Os quatro guitarritas do Quarteto Parnaso, Augusto Pacheco, Carlos David, Gonçalo Pires de Morais e Paulo Andrade, além de diplomados por Escolas Superiores de Música em Portugal, vieram depois a prosseguir a sua especialização no estrangeiro. A sua grande cumplicidade pessoal e musical, associada a um elevado nível de experiência pedagógica e de música de conjunto, contém na sua essência valores, qualidade técnicas e humanas fundamentais para se fazer música de excelência.
Este grupo apresentou-se em várias salas de concerto, destacando-se o Centro Cultural de Belém, Teatro Rivoli, Teatro Circo e Maison du Brésil na Cidade Internacional Universitária de Paris. Num outro meio de difusão, foram convidados a participar no Concerto Aberto da Antena 2 e Concerto de Bolso da TSF. Num panorama guitarrístico, esta formação apresentou-se em diversos festivais de guitarra, distinguindo-se o Festival Internacional de Guitarra de Sernancelhe, Festival de Guitarra de Braga e Festival de Música de Leiria.

Bilhete: 4,00€
M/6 anos