Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
O Banquete
Eventos 16 Out 2021 O Banquete Tuna Musical de Santa Marinha
21h30
Teatro do Absurdo em Gaia no Festival José Guimarães 
 
No auditório da Tuna Musical de Santa Marinha, em Gaia, o III Festival de Teatro José Guimarães prossegue no próximo sábado, dia 16 de outubro, às 21h30, com um espetáculo que marca um encontro artístico entre a companhia profissional RADAR 360º e o Teatro Amador de Pombal (TAP). "O Banquete” é a uma peça algo insólita, inspirada pelo absurdo da própria vida. Entre a dimensão onírica e o humor negro, a criação encontra a sua expressão estética e artística no universo do absurdo, género teatral que se esforça por expressar o sentido do sem sentido da condição humana, e a inadequação da abordagem racional, através do abandono dos instrumentos racionais e do pensamento discursivo. 
Sem um texto ou um autor de referência, os membros das duas estruturas mergulharam juntos num laboratório criativo, atentos ao que os rodeia e à sua própria condição como seres humanos, com o objetivo de "construir uma peça de teatro com uma narrativa não linear, cheia de quimeras e outras fantasias dignas de encantar e desafiar o mais absurdo dos espectadores”. António Oliveira e Julieta Rodrigues, diretores artísticos da RADAR 360º, descrevem assim a relação com o TAP neste processo criativo: "As horas passadas em sala de ensaios, a explorar personagens e situações insólitas, deram para concluir que há uma grande sinergia entre nós. A razão desta cumplicidade é simples: ambos partilhamos a mesma paixão pela arte da farsa e adoramos desafios criativos!” 

Texto: Criação coletiva (Radar 360º e TAP);
Encenação: António Oliveira e Julieta Guimarães;
Produção: Teatro Amador de Pombal.

A terceira edição do Festival de Teatro José Guimarães, uma iniciativa da Tuna Musical de Santa Marinha, decorre de 18 de setembro a 20 de novembro, na sede daquela instituição, sita na Rua Cândido dos Reis, 188.
O programa integra doze espetáculos, seis de companhias profissionais e outros seis de grupos de teatro amador, numa seleção que, segundo a organização, procura evocar os territórios criativos do seu patrono, o "poeta popular, letrista, músico, escritor, autor e encenador teatral" José Guimarães. 
O Festival de Teatro José Guimarães aposta ainda na promoção da reflexão sobre o Teatro, através de um ciclo de Conversas com o Público e um outro de Conferências de Teatro, onde marcarão presença destacados nomes do Teatro no Grande Porto.
Mais informações através do e-mail tunasantamarinha@gmail.com.