Eventos 23 Jan 2021 Mariana Sousa (mezzo-soprano) e Teresa Faustino (piano) Online
Amor. O sentimento mais poderoso à face da Terra. O que tantos procuram encontrar. Tema repetidamente explorado por filósofos, pensadores, músicos, pintores, poetas, ao longo de séculos e séculos. Mas afinal o que tem esse amor de tão especial para ser tão falado e renvidicado?

Esta performance musical abre a porta ao amor. O amor como verdadeiramente o é. Livre, desrotulado e que tem a sua fonte em cada um de nós. Porque se queres viver um grande amor, olha-te primeiro ao espelho.

Toccata em Dó menor, Carlos Seixas (1ª metade séc. XVIII)
Lavadeira e Caçador, Vianna da Motta, com poesia de João de Deus (1893-95)
A Estrella, Vianna da Motta, com poesia de Almeida Garrett (1893-95)
Prelúdio 1 e 2, Armando José Fernandes (1928)
Eu... , Eurico Carrapatoso, com poesia de Florbela Espanca (2006)
Prelúdio 3, Armando José Fernandes (1928)
Nove canções, António Pinho Vargas, com poesia de António Ramos Rosa (1995)
Canção de embalar, Zeca Afonso
* Serão declamados textos originais da intérprete entre cada atuação musical

Mariana Sousa - Mezzo-Soprano
Natural do Porto. Formada em violino com Alexandra e Augusto Trindade na Academia de Música de Paços de Brandão. Mestre em Canto Lírico pela Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, na classe de Elisabete Matos e Dora Rodrigues. Masterclass com: José Oliveira Lopes (2010-2012 - AMPB), Norma Enns (2013 - UA), Elisabete Matos (2015 - TNSC), Enza Ferrari (2015 - MIVS), Harrison Birtwistle (2018 - Casa da Música), Mariella Devia (2020 - Teatro Real Madrid).
Concurso Internacional Cidade do Fundão - 1º lugar em 2013 e 2016. Cantou "A Portuguesa” para Sua Exª o Presidente da República (2015). Bolsa de Mérito IPCB, pela média mais elevada. Bolseira Círculo Richard Wagner e Goethe Institut Portugal (2017).
Profissionalmente destaca-se:
Ópera - 3ª Dama, A Flauta Mágica , Mozart (CCB, 2018). Duchesse Della Volta, La fille du Tambour-Major , Offenbach (Teatro Municipal São Luiz, 2019). Recitais - Grémio Literário de Lisboa, com Jill Lawson. Círculo Richard Wagner, com Luísa Tender. Projeto ‘Musicatos’, com Cristóvão Luiz. Concertos - Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães, com ‘Cantatas de Vivaldi’, ‘Canticles de Britten’ (2018) e Mozart, Requiem (2019). Festival Música D’Ponte, no projeto ‘Mulheres à beira de um ataque de nervos’, encenado por Mário João Alves (2018). Teatro Micaelense, com a Sinfonietta de Ponta Delgada (Açores) - Mozart, Requiem (2019). Festival Sons de Outono - Almada, com o ensemble Divino Sospiro (2019). Convidada a participar no projeto Maratona Ópera XXI, inserido no Festival OPERAFEST, a decorrer durante o meses de agosto e setembro de 2020.

Teresa Faustino - Piano
Natural do Porto, iniciou os seus estudos no Conservatório de Música do Porto. Nesta instituição estudou com Teresa Xavier até à conclusão do ensino secundário. No seu percurso conta com várias distinções em concursos nacionais e internacionais. Trabalhou com pianistas de referência como: Luís Filipe Sá, Pedro Burmester, Paulo Oliveira, Fausto Neves, Luís Pipa, entre outros. Mestre pela Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, onde trabalhou com Luísa Tender e Paulo Álvares, apresentando-se regularmente em público com o ensemble "Ars Blanc Trio". Como professora de piano já lecionou no Conservatório Regional da Covilhã e também na Escola Superior de Artes Aplicadas (práticas de teclado). Atualmente exerce o cargo de pianista acompanhadora na Academia de Música de Paços de Brandão.

+ info: auditoriomunicipal@cm-gaia.pt ou 223 771 820.