Eventos 04 e 05 Mai 2021 Luto Zé da Micha
Luto
FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica

4 e 5 maio, às 20h30, no Zé da Micha.

CRL - Central Elétrica / André Braga & Claúdia Figueiredo

"O fogo só terminou quando não havia mais que arder.”
Tomando como ponto de partida o fogo de 15 de outubro de 2017, o mega incêndio que devastou a região centro de Portugal, contando-se entre os maiores a nível europeu, Luto debruça-se sobre as questões do trauma e da catástrofe.
A dupla significação do termo "luto”, enquanto processo de lidar com a perda – de vidas humanas, de memórias, de espaços físicos – e enquanto verbo "lutar” – resiliência e empenho das populações e da natureza por imaginar outros futuros – foi o mote nuclear que estruturou o pensamento e áreas a abordar. Os testemunhos recolhidos foram o material de partida para abordar dimensões que ultrapassam a esfera local do incêndio.
A violência extrema do fogo e a sensação geral da proximidade do apocalipse só podiam fazer‐nos colocar a questão algures na iminência do fim, quando fica claro que é urgente uma nova filosofia, um novo pensamento, um ser político radicalmente diferente.

Direção: André Braga
Dramaturgia: Cláudia Figueiredo com o apoio de Gonçalo Mota
Cocriação e interpretação: Diogo Martins, Diogo Peres, Gil Mac, Mafalda Saloio, Odete Claro, Paulo Mota, Soraia Cavaco, Valentina Parravicini
Sonoplastia: André Pires
Concepção plástica: André Braga, Pedro Azevedo
Vídeo: Gonçalo Mota com o apoio de Vitor Costa
Luz: Cláudia Valente
Realização plástica: Pedro Azevedo, Pedro Coutinho
Direção produção: Ana Carvalhosa
Produção: Cláudia Santos
Projeto inserido na Rede Artéria, um projeto com coordenação geral e artística do Teatrão e coordenação académica do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, cofinanciado por Portugal 2020
Apoios: Câmara Municipal de Tábua, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tábua, Santa Casa da Misericórdia de Tábua, Casa do Povo de Tábua, Junta de Freguesia de Tábua, Associação Tábua XXI.
Circolando é uma estrutura financiada por República Portuguesa / Direção-Geral das Artes

M/12
Duração: 1h15