Isolino Vaz. Um Traço Inconfundível (1922-1992)
Eventos 21 Jan a 22 Abr 2023 Isolino Vaz. Um Traço Inconfundível (1922-1992) Biblioteca Pública Municipal de Gaia
Biblioteca Pública Municipal
Encerramento no dia 22 de abril.

No âmbito do Centenário do nascimento do Mestre Isolino Vaz (1922-1992), esta exposição na Biblioteca Municipal de Gaia, sublinha tal efeméride e traz à memória coletiva a personalidade, a arte e o essencial que caracterizou a sua vida exemplar.
Estarão expostas pinturas a óleo, retratos em vários suportes, incluindo peças a carvão e postais ilustrados, desenhos, estudos dos vitrais da Igreja do Monte da Virgem, ilustração (livros), peças de escultura, medalhas e fotografias. Esta exposição, com curadoria de José Silva e co-curadoria de Sérgio Vaz (neto do artista), tem o maior objetivo de divulgação do espólio de um artista plástico multifacetado, nascido na Madalena, em 1922. Tem o apoio do Município de Vila Nova de Gaia com organização do Pelouro da Cultura e da Associação Cultural Amigos de Gaia.
Para além da vida comunitária e académica ativa, teve o mérito também de ter sido professor de desenho de Ilustres Arquitetos como Álvaro Siza, Alcino Soutinho e Artistas Plásticos como Graça Morais ou Joana Vasconcelos.
O seu traço é efetivamente inconfundível, os temas e suportes são multifacetados o que faz um artista plástico conhecedor e de causas honráveis.

O Mestre Isolino Vaz (Vila Nova de Gaia, Madalena, 1922 - Lisboa, 1992), tal como é conhecido no mundo académico e artístico, deixou um espólio completo que agora se revisita. Da pintura a óleo ao desenho e caricatura, do vitralismo à ilustração, da escultura à medalhística, permite-nos entender a inquietude da sua temática e o seu conhecimento técnico que quis partilhar com os outros.
A sua produção artística multifacetada, as causas que defendeu estão perfeitamente alinhadas com o panorama artístico da segunda metade do século XX, preenchendo valores de ética e de preocupação social, na sua posição enquanto artista e alguém envolvido na dinâmica social e comunitária.
2022 foi o mote para a celebração do seu Centenário, até 2023, e justificação para o reconhecimento da sua vasta obra, espalhada por colecionadores privados que aqui se fazem representar com convicção, muito pela reconhecida personalidade pedagógica e cultural de Isolino Vaz.
Mais informações através do e-mail bibliotecamunicipal@cm-gaia.pt, ou tlf. 223 745 670

Biblioteca Pública Municipal de Gaia
Rua de Angola