Eventos
24 Abr 2026 a 30 Abr 2027
Incêndios Rurais, o que fazer antes, durante e depois
Plataforma NAU
A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) disponibiliza o curso online "Incêndios Rurais, o que fazer antes, durante e depois”, uma formação gratuita e aberta à participação de todos os cidadãos.
Com a duração de quatro horas, o curso está disponível até abril de 2027 e decorre à distância e de forma assíncrona, sendo apenas necessário um computador com ligação à internet. A formação está disponível através da Plataforma NAU, serviço digital desenvolvido pela FCCN/FCT e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A iniciativa tem como objetivo capacitar a população para responder de forma mais informada, segura e eficaz perante o risco de incêndios rurais, promovendo práticas de autoproteção e preparação ativa.
Ao longo da formação, os participantes poderão conhecer medidas de proteção à habitação e à comunidade, identificar fatores de risco associados aos incêndios rurais, preparar um plano familiar de emergência e organizar um kit de emergência com os elementos essenciais.
O curso destina-se a todos os cidadãos, em particular àqueles que vivem, trabalham, passam férias ou circulam em territórios mais suscetíveis à ocorrência de incêndios rurais.
Organizada em três grandes temas: antes, durante e depois do incêndio rural, a formação inclui vídeos, desafios práticos, questões de reflexão e momentos de avaliação, incentivando a aplicação dos conhecimentos a situações concretas.
Os interessados podem aceder ao curso através da Plataforma NAU.